segunda-feira, 22 de março de 2010

SEGURANÇA: RJ -Polícia Militar começa a implantar UPP no Morro da Providência, no Centro

De O Globo
RIO - Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque fazem, neste momento, uma grande incursão no Complexo da Providência, no Centro do Rio, para implantar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Segundo a Secretaria de Segurança, a operação faz parte da primeira das três fases de implantação da unidade na favela. Esta será a primeira das nove UPPs que o governo do estado pretende implantar até o fim do ano, todas elas localizadas no Centro e na Zona Norte.
De acordo com a secretaria, ao todo, três comunidades serão beneficiadas diretamente pela ocupação: Morro da Providência, Pedra Lisa e Moreira Pinto. Além dos moradores, o governo pretende beneficiar de forma indireta 600 mil pessoas que circulam diariamente pela região da Central do Brasil. Segundo a secretaria, a nova unidade ainda vai ser peça-chave no projeto de recuperação e revitalização da Zona Portuária.
(Veja o especial sobre os desafios da democracia nas favelas pacificadas)
Esta será a sétima UPP implantada pelo governo do estado. Desde dezembro, havia especulações de que a próxima UPP seria implantada na Tijuca.
As UPPs têm melhorado a vida no entorno das favelas não só pela valorização dos imóveis e pela segurança. Comerciantes
comemoram o lucro com a chegada de novos clientes, que antes, com medo, não iam aos estabelecimento perto de comunidades.
Mas, desde a semana passada, dois casos envolvendo policiais da UPP chamaram atenção dos cariocas: na tarde de sábado, dois policiais militares do 19° BPM (Copacabana), lotados na Unidade de Polícia Pacificadora do Pavão-Pavãozinho
foram presos após tentarem invadir uma residência em Campo Grande para cobrar uma dívida. Na madrugada de quinta-feira, o soldado Leonardo da Cruz Cortez, de 27 anos, também lotado na UPP, foi preso em flagrante ao tentar roubar uma agência do Banco Itaú na Rua Doutor Paulo Alves, no Ingá, em Niterói.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |