terça-feira, 19 de setembro de 2017

MUNDO: Terremoto no México deixa ao menos 42 mortos

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Informação é do governador do estado de Morelos, perto do epicentro do tremor

Pessoas retiram destroços para encontrar vítimas de terremoto no México - OMAR TORRES / AFP

CIDADE DO MÉXICO - O governador do estado mexicano de Morelos, Graco Ramírez, informou nesta terça-feira que o terremoto de magnitude de 7,1 deixou ao menos 42 mortos na região. Já o número oficial do governo é de sete mortos: dois no estado de Puebla e cinco na capital, Cidade do México, com possibilidade do número aumentar. A 120 quilômetros da capital, o forte tremor sacudiu a cidade, deixando rastros de destruição como prédios danificados, escombros de desabamento e pessoas feridas. O aeroporto da capital mexicana suspendeu as atividades aéreas após o tremor.
O abalo sísmico ocorre no mesmo dia em que se relembra o 32º aniversário do violento terremoto que arrasou o México em 1985, com milhares de mortos. As autoridades mexicanas realizaram nesta terça-feira uma grande simulação de terremoto no país inteiro, uma ação realizada anualmente na data.
O Serviço Sismológico Nacional do México informou que a magnitude do tremor foi de 7,1 na escala Richter, às 13h14 (horário local), com epicentro a 12 quilômetros a sudeste de Axochiapan, no estado de Morelos, com 57 km de profundidade. Inicialmentem o Serviço Geológico dos Estados Unidos relatou uma magnitude de 7,4.
O tremor também foi sentido em Oaxacla, uma das zonas mais afetadas pelo terremoto que atingiu o país em 7 de setembro, de magnitude 8,1, deixando 98 mortos e 200 feridos.
O presidente mexicano Enrique Peña Nieto anunciou no Twitter que convocou a Comissão Nacional de Emergência para avaliar a situação e coordenar ações de resgate. Ele afirmou que ativou o "PlanMX", um plano federal para proteger patrimônio e cidadãos mexicanos de todo o território em situações emergenciais.
Mulher ferida recebe tratamento após terremoto na Cidade do México - OMAR TORRES / AFP

Pessoas ficaram presas dentro de várias construções que se incendiaram na Cidade do México, disse uma autoridade de proteção civil à TV local. A televisão mexicana e as mídias sociais mostraram que alguns edifícios desabaram e carros ficaram esmagados por enormes blocos de concreto.

Mexicanos ocupam o Paseo de la Reforma, importante via pública na Cidade do México em meio aos fortes tremores sentidos no país - Anita Baca / AP

ÚLTIMAS DE MUNDO

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |