sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

POLÍTICA: Cunha quer Pinato investigado se versão de propina for falsa

OGLOBO.COM.BR
POR EDUARDO BRESCIANI E EVANDRO ÉBOLI

Ex-relator no Conselho de Ética afirmou em entrevista que recebeu oferta

Deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos deputados - André Coelho / Agência O Globo

BRASÍLIA - O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), enviou ofício ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, onde pede a abertura de inquérito policial para investigar denúncia do deputado Fausto Pinato (PRB-SP) de que teria recebido oferta de propina quando era relator do processo do peemedebista o Conselho de Ética. E pede também que, caso não proceda as acusações, que Pinato seja investigado por falsa comunicação de crime.
"Caso não seja comprovada a veracidade das alegações contidas na matéria, solicito seja apurada eventual prática do delito de falsa comunicação de crime, tipificado no artigo 340 do Código Penal" - diz nota de Cunha da tarde desta sexta.
Em entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo”, Pinato afirmou ter recebido ofertas de propina durante o período em que ocupou a relatoria. O parlamentar confirmou ao GLOBO o teor das acusações.
— Não foi uma questão de 'vou te dar dinheiro'. Pensa na sua família, você pode mudar sua vida, olha com cuidado, é o que me diziam. Não conhecia as pessoas. Imagina quantas pessoas vêm falar com a gente. Aconteceu em cidades e lugares diferentes. Me mantive em silêncio até para ver se conseguia pegar alguém — disse Pinato, perguntado se desconfia de alguém:
— Não tenho desconfiança. E vou te falar o porquê. Está nítido e claro que tem gente que quer prejudicar um e outro. Gente que pode querer prejudicar o Eduardo (Cunha). Por isso fiquei quieto. Para não atrapalhar — disse.
Cunha conseguiu nesta semana, por meio de uma decisão do vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), tirar Pinato da relatoria do caso, com o argumento de que ele estava sob suspeição por ter participado do bloco que elegeu Cunha. Pinato já tinha apresentado relatório defendendo a admissibilidade do processo contra o presidente da Câmara.
O pedido de inquérito será o segundo em relação a acusações feitas por Pinato. Antes, o ex-relator tinha afirmado que recebeu ameaças durante a condução do processo e a PF já foi instada a fazer uma apuração.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |