sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

MUNDO: Macri inicia governo reunindo-se com rivais

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / LA NACIÓN

Presidente busca apoio político para aprovar pacote de medidas econômica

O presidente argentino, Mauricio Macri, em seu gabinete da Casa Rosada, em Buenos Aires - HANDOUT / REUTERS

RIO — Um dia após ser empossado no Congresso argentino, o novo presidente Mauricio Macri já tenta cumprir a promessa de trabalhar a “arte do acordo” em seu governo. O líder da aliança Mudemos se reúne nesta sexta-feira com seus rivais, os ex-candidatos Daniel Scioli, Sergio Massa e Adolfo Rodríguez Saá. Enquanto se prepara para enfrentar um governo fragmentado, Macri busca apoio legislativo para emplacar seu pacote de propostas econômicas no Congresso.
Sob a coordenação do seu chefe de gabinete, Marcos Peña, o presidente escolheu começar os encontros individuais com Scioli logo pela manhã. O ex-governador de Buenos Aires, no entanto, não tem grande espaço no Congresso, e seu poder depende essencialmente da relação com os apoiadores da ex-presidente Cristina Kirchner.
Em seguida, Macri se reunirá com Massa na Casa Rosada, sede do governo em Buenos Aires. O deputado dissidente do kirchnerismo se propôs a levar uma agenda própria ao novo presidente. Entre as suas propostas, está o aumento da aposentadoria para 82% do salário mínimo.
“Vamos colaborar com a governabilidade”, disse Massa em comunicado.
No fim da tarde, o presidente receberá Rodríguez Saá, ex-governador da província de San Luis de pouco apoio popular. Dos outros presidenciáveis derrotados, Macri se encontrará ainda com Margarita Stolbizer e Nicolás del Caño até a próxima segunda-feira.
No sábado, Macri terá outro encontro importante em um almoço com os governadores argentinos. Segundo fontes do governo citadas pelo jornal “La Nación”, o presidente deve propor um novo modelo de coparticipação e uma ampla reforma eleitoral, que pode incluir a adoção da urna eletrônica no país.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |