terça-feira, 2 de junho de 2015

TRAGÉDIA: Helicóptero que caiu com filho de Alckmin tinha componentes desconectados

ESTADAO.COM.BR
O ESTADO DE S. PAULO

Relatório divulgado pela FAB mostra que danos causados nas pás e nos motores foram consequências, e não causas do acidente

SÃO PAULO - Dois componentes fundamentais para o piloto controlar a aeronave estavam desconectados no voo do helicóptero que caiu em Carapicuíba, na Grande São Paulo, no dia 2 de abril e que resultou na morte de cinco pessoas, entre elas Thomaz Alckmin, filho mais novo do governador de São Paulo.
Relatório divulgado nesta terça-feira, 2, pela Força Aérea Brasileira (FAB) mostra que os "controles flexíveis" e as "alavancas", componentes mecânicos que ficam entre o motor e o rotor do helicóptero, estavam desconectados já antes da decolagem. Ainda não se sabe o porquê.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que conduziu as investigações, afirmou no relatório que o exame dos destroços demonstra que os danos encontrados nos motores, transmissão principal e de causa, pás do rotor principal e demais componentes foram consequências, e não causas do acidente.
Pelas características da queda, que ocorreu de forma brusca, a primeira hipótese levantada era de que uma das cinco pás que formam a hélice teria se rompido.
Thomaz era casado e tinha uma filha de 10 anos - Isabella Trombelli Alckmin - com Fabíola Trombelli. As duas vivem atualmente na Noruega.

O voo do dia 2 de abril foi o primeiro dessa aeronave após quase dois meses de intervenções previstas de manutenção. As evidências apontam que o comandante estava pilotando o helicóptero em todas as fases do voo.
Acidente. O filho mais novo do governador Geraldo Alckmin, Thomaz Rodrigues Alckmin, morreu em acidente de helicóptero que ocorreu em Carapicuíba, às 17h10 de 2 de abril, em um condomínio localizado na altura do km 26 da Rodovia Castello Branco.
A aeronave chegou a atingir uma casa em construção, mas ninguém em solo ficou ferido. Ele tinha 30 anos e era piloto de helicóptero. Auxiliares do governador informaram, no entanto, que Thomaz estava como copiloto no momento do acidente. Além do filho do governador, outras quatro pessoas morreram.
O helicóptero em que os cinco tripulantes morreram estava em teste, após passar por manutenção e balanceamento.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |