terça-feira, 2 de junho de 2015

MUNDO: Joseph Blatter anuncia que vai deixar a Fifa

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO
Eleito na última sexta-feira para seu quinto mandato, presidente diz que vai convocar novas eleições para escolher sucessor

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou nesta terça-feira que vai renunciar ao cargo de presidente da Fifa - RUBEN SPRICH / REUTERS

ZURIQUE - Em meio ao escândalo de corrupção envolvendo a Fifa, Joseph Blatter anunciou nesta terça-feira que colocou seu cargo à disposição e vai convocar novas eleições para escolher seu sucessor. Blatter havia sido eleito na última sexta-feira para seu quinto mandato como presidente da Fifa. Ainda nesta terça, de acordo com o The New York Times, oficiais americanos confirmaram que Blatter é alvo de uma investigação do FBI por corrupção.
- Eu apenas quero fazer o melhor pelo futebol e pela Fifa como instituição. Decidi concorrer por achar que era a melhor opção para o futebol, mas os desafios que a Fifa enfrenta não estão perto do fim. A Fifa precisa de profunda restrutução. Por mais que tenha sido reeleito, parece que não tenho o apoio de todos no mundo do futebol. É por isso que vou convocar um congresso extraordinário e colocar minha função à disposição. Um novo presidente será eleito - disse Blatter, em pronunciamento na sede da Fifa.
O suíço de 79 anos disse que vai continuar no cargo até que o novo presidente seja escolhido.
- Continuarei exercendo minha função até que a nova eleição seja realizada. Quero pedir ao Comitê Executivo para organizar um congresso o mais breve possível para decidir meu sucessor. Agora estou livre dos constrangimentos da eleição para implementar profundas reformas - disse o dirigente, explicando o que o levou a renunciar.
PLATINI ELOGIA DECISÃO: "Difícil, corajosa, correta"
- Eu considerei amplamente minha presidência e pensei sobre a minha presidência e os últimos 40 anos da minha vida. Esses anos foram ligados muito proximamente à Fifa e a esse esporte maravilhoso que é o futebol. Eu aprecio e amo a Fifa mais do que qualquer coisa e só quero o melhor para o futebol, a Fifa e a nossa instituição.
O dirigente suíço também defendeu a limitação de mandato dos dirigentes da entidade. Ele mesmo está há 17 anos no comando da entidade.
A trajetória de Blatter - Editoria de Arte

- Precisamos de uma limitação de mandato. Eu lutei por essas mudanças, mas os meus esforços foram neutralizados - garantiu o dirigente.
O próximo congresso executivo da Fifa está marcado para 13 de maio de 2016, na Cidade do México, mas um congresso extraordinário para escolher o sucessor de Blatter deve ser marcado entre dezembro e março.
- Estou comprometido para trabalhar e facilitar a implementação das reformas que o presidente citou e colocar em curso as eleições de um novo presidente. Precisamos de pelo menos quatro meses para convocar esse congresso extraordinário - disse Dominic Scala, chefe do Comitê de Auditoria e Compliance da Fifa e chefe da comissão eleitoral das últimas eleições para presidente da entidade.
SUÍÇA NÃO INVESTIGA O DIRIGENTE
A Procuradoria-Geral da Suíça disse nesta terça-feira que não está investigando o presidente da Fifa.
"Joseph S. Blatter não está sob investigação da OAG (sigla da procuradoria-geral). Sua renúncia anunciada não terá influência nos procedimentos criminais em andamento", disse a procuradoria em curto comunicado.
A procuradoria disse que não vai divulgar mais informações. A Justiça da Suíça abriu uma investigação criminal contra pessoas não identificadas sobre a suspeita de lavagem de dinheiro envolvendo a Fifa em paralelo a uma investigação de corrupção na federação realizada por autoridades dos EUA. De acordo com o The New York Times, porém, oficiais confirmaram que Blatter é alvo de uma investigação federal por corrupção.
ENTENDA O CASO
O anúncio de Blatter aconteceu no momento em que a Fifa sofreu um duro golpe com a prisão, na quarta-feira passada, de sete dirigentes acusados de corrupção, fraude, extorsão, lavagem de dinheiro e propinas no valor de US$ 150 milhões (cerca de R$ 450 milhões) ligados a Copas do Mundo e acordos de marketing e de transmissão de jogos pela televisão. Entre os presos estava o ex-presidente da CBF, José Maria Marin,que permanece detido em Zurique.
Blatter no momento em que anunciou que vai deixar o cargo de presidente da Fifa - Ennio Leanza / ap
Blatter foi reeleito na sexta-feira para o seu quinto mandato depois que o príncipe da Jordânia Ali bin Al Hussein desistiu de disputar o segundo turno das eleições. Na ocasião, o suíço recebera 133 votos, contra 73 do príncipe jordaniano. O suíço conquistou um novo mandato mesmo tendo uma forte oposição da Uefa, entidade que governa o futebol europeu. Na ocasião, o presidente Michel Platini disse que chegou a pedir para o suíço deixar a Fifa, mas não obteve sucesso. O ex-jogador francês ameaçara rever as relações da Uefa com a Fifa caso Blatter fosse reeleito.
No seu discurso após conquistar mais um mandato, o dirigente suíço prometeu "levar a Fifa para o local que merece" e deixar para seu sucessor "uma Fifa mais forte".
O suíço chegou a Fifa em 1975 como diretor técnico, cargo em que permaneceu até 1981. Em seguida, ele ficou como secretário-geral da entidade até 1998, quando se tornou presidente. O dirigente foi reeleito em 2002, 2007 e 2011. Neste ano, no entanto, ele teve um rival na votação pela primeira vez depois de 13 anos. Em 2007, Blatter foi o candidato único. Quatro anos mais tarde, Mohammed Bin Hamman, do Qatar, que seria o seu adversario, se retirou da corrida eleitoral antes do Congresso da Fifa depois de ser acusado de suborno de eleitores.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |