quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

MUNDO: Grécia pede 6 meses de prazo para contrato de empréstimo com a zona do euro

ESTADAO.COM.BR
O ESTADO DE S. PAULO

Atenas entregou nova proposta de acordo a credores da zona do euro; não há sinais de conciliação entre representantes dos países, que se reúnem novamente na sexta-feira
O governo da Grécia entregou formalmente um pedido de empréstimo junto à zona do euro, disse uma autoridade do governo à Reuters nesta quinta-feira, 19. Segundo um porta-voz de Atenas, os termos da proposta de acordo do país com seus credores da zona do euro são diferentes das atuais obrigações de resgate do país. O prazo para a Grécia tomar uma decisão sobre aceitar ou não os pontos determinados em contrato anterior termina nesta sexta-feira, 20.
A Alemanha rejeitou o pedido, afirmando que não haverá uma simples extensão do programa de resgate sem que a Grécia cumpra as reformas prometidas que fazem parte do programa: "A carta de Atenas não oferece uma proposta substancial para uma solução", afirmou o porta-voz do Ministério de Finanças alemão, Martin Jäger, em um comunicado. "Na realidade, (a carta) tem como objetivo um empréstimo-ponte sem cumprir os termos do programa de resgate", avaliou Jäger, argumentando que o documento não atende aos critérios determinados pelo Eurogrupo (grupo de países da zona do euro).
A Grécia e seus credores da zona do euro ainda têm trabalho a fazer para diminuir as diferenças sobre esses termos (que incluem privatizações e arrocho salarial da parte dos gregos), disseram autoridades do bloco da moeda.
O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras (D), e o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis 
O ministro de Finanças holandês, Jeroen Dijsselbloem, que conduz as reuniões dos ministros da zona do euro, disse que os dirigentes se encontrarão na sexta-feira, 20, em Bruxelas. Autoridades tinham esperança de lidar com o pedido através de uma reunião por teleconferência, por isso o fato de que vão se reunir em pessoa sugere que as diferenças entre a Grécia e os seus credores continuam a ser significativas.
A Grécia tem pouco mais de uma semana antes de seu resgate vencer no fim de fevereiro, deixando o governo sem financiamento e os seus bancos em risco de ser completamente cortados a partir das linhas de crédito do Banco Central Europeu (BCE). Um movimento para cortar o crédito a bancos gregos poderia forçar a Atenas a deixar a zona do euro.
O pedido da Grécia propõe "avançar em conjunto para uma conclusão bem sucedida das atuais disposições", disse um funcionário da zona do euro que já viu o documento. "Não é muito ruim como um começo", acrescentou. 
O pedido deixa a Grécia e seus credores "ainda um pouco afastados", disse outro funcionário da zona do euro. Autoridades seniores do bloco vão se reunir mais tarde nesta quinta-feira e discutir o pedido. (Com informações da Reuters e da Dow Jones Newswires).

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |