quarta-feira, 9 de julho de 2014

MUNDO: Papa Francisco destitui presidente do Banco do Vaticano e mais quatro funcionários

POR O GLOBO / COM AGÊNCIAS

Instituição sofre com escândalos de lavagem de dinheiro e crise financeira
Desde que assumiu o Vaticano, Papa Francisco tenta moralizar a instituição e estancar escândalos de corrupção - ALBERTO PIZZOLI / AFP
RIO - O presidente do Banco do Vaticano e mais quatro funcionários foram destituídos do cargo nesta quarta-feira (09) pelo Papa Francisco. Esse é mais um capítulo de uma crise que tomou conta da instituição, abalada por escândalos de corrupção.
Ernst von Freyberg, nomeado em 2012 pelo Papa Benemérito Bento XVI no começo de 2013 para tentar estancar notícias de lavagem de dinheiro, dará lugar ao financista francês Jean-Baptiste de Franssu no comando do banco. Já o respeitado cardeal australiano George Pell assumirá a chefia do Departamento de Assuntos Econômicos do Vaticano.
A crise de corrupção que atingiu o banco há pouco mais de dois anos se reflete atualmente no caixa da instituição. De 2012 a 2013, os lucros caíram de $ 86 milhões de euros para pouco mais de $2,9 milhões. Além disso, a Santa Sé, sede administrativa da Igreja, sofreu déficit de $ 24,2 milhões de euros no ano passado. A recessão, no entanto, não se estende à Cidade do Vaticano, que como fonte de renda principalmente o Museu do Vaticano. Em 2013, ela teve um lucro de $ 32,3 milhões de euros.
As perdas foram atribuídas em parte à retirada de investimentos, ocorrida antes das reformas por que passou o banco para estancar problemas relacionados à corrupção. O Vaticano gastou $ 7,3 milhões apenas com uma equipe de especialistas americanos no combate à lavagem de dinheiro, responsável por bloquear contas e 18 mil indivíduos suspeitos de ilegalidades.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |