sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

VIAGEM: Turista deve levar só dólar ou real para país vizinho, dizem analistas

Da FOLHA.COM
CAROLINA MATOS, DE SÃO PAULO

Para tirar vantagem do descontrole cambial da Argentina, o turista brasileiro deve levar para o país vizinho apenas dólares ou reais, em espécie, dizem economistas.
A orientação, já dada há algum tempo diante da desvalorização do peso argentino, ganha mais força pela situação dos últimos dias, que tem derrubado o preço da moeda -ela caiu 18% neste ano na comparação com o dólar.
"Com dólares em mãos, nem é preciso fazer a troca por pesos no câmbio paralelo em locais clandestinos", diz Valter Police, planejador financeiro.
"Os próprios restaurantes e lojas têm cada vez mais oferecido, na hora de cobrar a conta do visitante, uma cotação própria, também 'paralela', quase tão vantajosa quanto a do cambista."
A principal vantagem para o turista em pagar a conta diretamente em dólar nos estabelecimentos comerciais é evitar o risco de fiscalização a um cambista clandestino, de acordo com Police.
O economista Samy Dana, da FGV (Fundação Getulio Vargas) e colunista da Folha, também afirma que o melhor a fazer é levar dólares ou até mesmo reais em viagens à Argentina -e não trocar o dinheiro por pesos.
"Assim como o dólar, o real é valorizado ante o peso e aceito no comércio como moeda para pagamento, mesmo de pequenas despesas. O peso é desvantajoso e dispensável ao turista", diz.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |