segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

SEGURANÇA: Dilma diz que governo não ‘lavou as mãos’ sobre violência nos estados

De OGLOBO,COM.BR
FLÁVIA PIERRY

Presidente destacou que depende de estados solicitarem ajuda e que o governo federal não pode se impor
A presidente Dilma Rousseff concedeu entrevista a rádios de MG Eliaria Andrade / Arquivo O Globo
BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff afirmou que o governo federal está observando a crise nos presídios, mas deixou claro que depende de um pedido dos estados para atuar. Em entrevista a rádios mineiras nesta segunda-feira, Dilma afirmou que os governos do PT não “lavaram as mãos” sobre a violência nos estados e disse que isso aconteceu em gestões federais anteriores.
- Nós, no meu governo e no do presidente Lula nunca dissemos que a violência era um problema dos estados e que portanto nós lavávamos a mão. Outros governos alegaram isso, não os nossos. Ate porque respeitamos a Constituição e a relação federativa prevista e acreditamos muito numa ação cooperativa, numa ação que constitua e crie uma parceria entre governo federal, estados e municípios – disse a presidente.
Dilma destacou que depende de pedido dos estados. Sem citar o Maranhão, que enfrenta uma crise no sistema prisional, com conflitos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, e afirmou que estão sendo feitas ações, como o envio da Força Nacional de Segurança aos estados que solicitam essa atuação.
- Há atribuições de fato que são exclusivas dos estados. Mas nessas ações o governo federal pode atual por demanda, não podemos nos impor, mas o estado demandando nós atuamos em conjunto. E fizemos de fato algumas ações em conjunto. Por isso, toda vez que o governo foi solicitado nós oferecemos aos estados uma grande ação cooperativa – disse a presidente.
Ela listou, na entrevista, ações durante a Copa das Confederações para ajudar a segurança nas cidades que sediaram os jogos, apontou a entrada da Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) em comunidades do Rio, e problemas com facções criminosas em São Paulo. Nesses casos, segundo Dilma, os estados solicitaram ajuda e receberam apoio do governo federal.
A presidente ainda disse que o governo federal tem estado atuante em suas atribuições na área de segurança, disponibilizando vagas em presídios federais para que os estados transfiram líderes do crime para esses presídios. Para ela, isso ajuda a reduzir a insegurança no país.
- Há hoje quase 500 presos no sistema penitenciário federal. São de segurança máxima e (esses presos) eles são fundamentalmente lideranças, que o governo transferiu, a pedido dos estados - disse a presidente, que afirmou que 21 estados já utilizaram essa possibilidade.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |