terça-feira, 31 de janeiro de 2012

MUNDO: Reino Unido confirma envio de novo navio de guerra para as ilhas Falklands

Em 20 de janeiro, argentinos fazem protesto em frente à embaixada britânica em Buenos Aires
De O FILTRO



A Marinha do Reino Unido confirmou nesta terça-feira (31) que o contratorpedeiro HMS Dauntless (foto), especializado em defesa aérea, será enviado para as ilhas Falklands, palco, em 1982, de uma guerra entre Reino Unido e a Argentina. A Argentina reivindica a posse das ilhas (que chama de Malvinas) e o envio da embarcação se dá em um momento de crescente tensão entre Buenos Aires e Londres. O governo de Cristina Kirchner tem tentado negociar a soberania das ilhas com o Reino Unido nas Nações Unidas, mas o governo de David Cameron rejeitou a proposta, dizendo que a soberania da ilha, onde as reservas de petróleo são, aparentemente, maiores que a expectativa inicial, não está sob negociação.
Oficialmente, a Marinha britânica afirma que o envio do HMS Dauntless é rotineiro e já estava programado. Fontes anônimas da Marinha, entretanto, disseram abertamente ao jornal The Telegraph que a embarcação tem um poder dissuasório formidável, que
torna incapaz qualquer movimento militar argentino.
O Dauntless vai navegar nas próximas semanas armado com uma bateria de mísseis que poderia “derrubar todos os caças da América do Sul, e mais facilmente ainda os da Argentina”, de acordo com uma fonte da Marinha. “Ele pode derrubar os caças argentinas assim que eles decolarem de suas bases, disse outra fonte. “Isso vai fazer Buenos Aires dar uma séria pausa para pensar”.
O HMS Dauntless tem um sistema de mísseis chamado Sea Viper, desenvolvido em conjunto com a França e a Itália, que carrega 48 mísseis prontos para lançamento, além de um radar do tipo Sampson que, segundo o Telegraph, é mais poderoso que o radar do aeroporto de Heathrow, o maior de Londres.
O Brasil apoia oficialmente a reivindicação da Argentina pela posse das Malvinas. (José Antonio) Lima
Foto: Natacha Pisarenko / APBrian Burnell

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |