quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ECONOMIA: Após Fed, dólar cai 1% ante real por fluxo e exterior

Do ESTADAO.COM.BR
JOSÉ DE CASTRO - REUTERS
SÃO PAULO, 26 JAN - O dólar fechou em queda de quase 1 por cento ante o real nesta quinta-feira, refletindo novos ingressos de recursos e a depreciação da moeda no exterior, após o Federal Reserve ter sinalizado a manutenção de estímulos monetários por mais tempo que o esperado.
A divisa norte-americana caiu 0,95 por cento, para 1,7442 real na venda. Na mínima, a cotação recuou a 1,7320 real, queda de 1,65 por cento. No ano, a queda já acumula 6,65 por cento.
Operadores voltaram a citar fluxo positivo no mercado local, parte dele oriundo de captações de empresas brasileiras no exterior. Odebrecht e JBS estão entre as que recentemente tomaram recursos no mercado internacional.
"É muito fluxo... E as políticas expansionistas lá fora sustentam esses ingressos", afirmou o economista-chefe da BGC Liquidez, Alfredo Barbutti.
Ele referia-se à afirmação do Fed (banco central norte-americano) de que o juro nos Estados Unidos continuará entre zero e 0,25 por cento pelo menos até o final de 2014, período além do esperado. Essa postura reforçou expectativas de que mais liquidez flua para mercados financeiros, principalmente os emergentes, que no geral oferecem rentabilidade maior.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, também usou esse cenário nesta quinta-feira para explicar o atual movimento do dólar, mas também ressaltou que a moeda norte-americana tem se depreciado no mundo todo.
Moedas de perfil semelhante ao real, como os dólares australiano e neozelandês, valorizavam-se. Ante uma cesta de divisas, o dólar perdia cerca de 0,2 por cento, enquanto o euro operava estável.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |