sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ECONOMIA: G20 deve dar dinheiro extra ao FMI para enfrentar crises globais

Do UOL Economia, em São Paulo

O presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, antecipou nesta sexta-feira (4) que os países do G20 vão aceitar conceder recursos adicionais para o Fundo Monetário Internacional (FMI). Isso deve aparecer na declaração final da cúpula do G20, que termina hoje em Cannes, na França.
O Brasil se dispôs a participar do aumento de recursos no FMI, mas o G20 não discutiu a quantia necessária para o financiamento, afirmou a presidente Dilma Rousseff.
Os ministros das Finanças do G20 devem investigar maneiras de elevar a quantia de capital disponível no FMI, segundo Van Rompuy, que preside as reuniões dos líderes europeus.
O aumento dos recursos permitirá à instituição financeira dispor de meios para enfrentar crises como a atual.
Durante entrevista coletiva nos momentos finais da cúpula do G20, Van Rompuy disse esperar que um acordo para aumentar os recursos disponíveis ao FMI seja fechado "nos próximos minutos".
"Nós (líderes da zona do euro) queríamos mais capacidade de financiamento, mais recursos, disponíveis para o Fundo Monetário Internacional", disse Van Rompuy.
"Temos opções diferentes e eu as mencionei em minha introdução. Nós pedimos no G20 que os ministros das Finanças do G20 trabalhem no estabelecimento daquelas três opções", disse ele.
"Uma das opções é estabelecer o que podemos chamar de um tipo de fundo fiduciário, aprimorando os recursos do FMI. Portanto, isso não é destinado apenas para a zona do euro, é destinado para a comunidade global", afirmou.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |