quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ECONOMIA: Banco Central Europeu reduz taxa de juro na primeira reunião sob chefia do 'Super Mario'

De O GLOBO.COM.BR
com agências (economia@oglobo.com.br)

FRANKFURT (Alemanha) - O Banco Central Europeu reduziu nesta quinta-feira a taxa básica de juros da zona do euro em 0,25 ponto percentual, para 1,25% ao ano, na primeira reunião sobre o assunto sob a presidência do italiano Mario Draghi. Ele foi apelidado de "Super Mario", tamanha a expectativa de que heroicamente consiga impulsionar o crescimento no combalido continente europeu. Foi a primeira reunião do BC Europeu após a possibilidade concreta da Grécia deixar a zona do euro ser aventada.
A saída da Grécia passou a ser admitida por líderes europeus depois que o primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, convocou um referendo para decidir se a população autoriza os cortes orçamentários para a permanência do país na união monetária europeia. Mas há chance de que o referendo seja cancelado, caso Papandreou renuncie, o que já foi exigido por correligionários e até ministros do seu governo.
O corte nos juros veio antes do esperado por muitos economistas, apesar de ser considerado crucial para estimular a economia europeia. Isso porque empresas e consumidores estão relutantes em gastar e investidores temem mais turbulência no caso de um calote da dívida da Grécia.
O conselho diretor do BC Europeu decidiu pelo corte da taxa básica de juros, para 1,25% ao ano, que vale para as principais operações de financiamento. A nova taxa começa a valer em 9 de novembro.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |