segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ECONOMIA: Bovespa abre em queda com preocupação nos EUA e Europa

DO ESTADAO.COM.BR

E&N TEMPO REAL

Yolanda Fordelone
Um fracasso anunciado sobre a dívida americana dá o tom negativo do dia. A manhã foi de perdas nas bolsas da Europa e índices futuros nos EUA e Brasil. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu em queda de 0,15%, a 56.648 pontos.
Os líderes republicanos e democratas do Congresso dos EUA devem anunciar o fracasso no acordo sobre a redução de cortes nos gastos do governo. Foram três meses de negociações para reduzir o déficit público nos próximos 10 anos em pelo menos US$ 1,2 trilhão. Mas as divisões de pensamento sobre os impostos e gastos predominaram.
“Duas questões pesam”, lembra o diretor da corretora Ativa, Álvaro Bandeira. “Não houve conclusão sobre o corte do déficit nos EUA e na Europa falta implementar as medidas e constituir o fundo de resgate”, diz. Bandeira também ressalta que na Bovespa ainda pesa o fato de hoje ter vencimento de opções de ações (direito de comprar ou vender papeis em determinada data por preço combinado).
No horário, a Bolsa de Londres recua 1,95%, Paris, 2,63%, Madri, 2,35%, e Frankfurt, 2,57%.
O noticiário na Europa também não agrada os investidores. Há pouco, o
Banco Central da Alemanha reduziu a projeção de crescimento para o país em 2012, para um número entre 0,5% e 1%. A estimativa anterior, de junho, era de alta do PIB de 1,8%.
Diante do pessimismo, o dólar sobe 1,23%, a R$ 1,805. “Não há nenhuma divulgação importante hoje que possa mudar o mercado”, afirma Bandeira.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |