segunda-feira, 21 de novembro de 2011

COMENTÁRIO: Desafio de Rajoy é fazer Espanha crescer, criar emprego

Por MIRIAM LEITÃO - Do blog de MIRIAM LEITÃO


A grande pergunta é: o que o novo governo espanhol vai fazer para tentar minimizar o problema da crise? O mercado, hoje, está de novo pessimista em relação à Espanha e a outros países; os juros cobrados para rolar a dívida estão subindo novamente.
A vitória de Mariano Rajoy, da oposição, foi consagradora. Deveria ser visto assim: enfim, tem um grupo político com mandato popular para fazer alguma coisa.
Mas durante todo o período da campanha, Rajoy não disse exatamente o que pretendia fazer, não entrou em detalhes. Criticava o governo anterior, mas não tinha promessas nem programa de governo com medidas para enfrentar a crise.
Foi, na verdade, um voto contra o governo, contra Zapatero. É bom lembrar também que o número de abstenções foi muito grande.
Rajoy tem o desafio de fazer a economia espanhola crescer novamente, porque precisa criar emprego. O país tem a maior taxa de desocupação do mundo. Quase metade dos jovens está sem emprego e sem perspectivas. Uma economia assim está definhando.
Mas terá de fazer ajustes fortes, cortar gastos, porque o déficit está em 9% do PIB, e a dívida, crescendo. Nos próximos dias, Rajoy precisa dizer o que pretende fazer. Até assumir - ele tem um mês pela frente, tem de tirar as dúvidas do mercado, caso contrário, a situação pode piorar ainda mais até tomar posse.
O ideal é que apresente o seu programa econômico, o que pode melhorar a expectativa em relação ao país que, neste momento, está muito ruim.
Ouçam aqui o comentário na CBN

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |