quarta-feira, 19 de outubro de 2011

POLÍTICA: Oposição aprova convite para PM delator de desvio de verba no Ministério do Esporte depor em comissão na Câmara

De O GLOBO.COM.BR
Evandro Éboli (eboli@bsb.oglobo.com.br)

BRASÍLIA - Em um cochilo do governo, o líder do DEM na Câmara, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), apresentou pedido e conseguiu aprovar convite para que o policial militar João Dias Ferreira, delator do suposto esquema de corrupção no Ministério do Esporte, deponha da Comissão de Fiscalização e Controle da Casa. O DEM conseguiu aprovar ainda o convite para que o motorista Célio Pereira Soares compareça à comissão. Célio disse em reportagem da revista "Veja" que entregava pessoalmente dinheiro do esquema a Orlando Silva na garagem do ministério. A estratégia da oposição foi pedir inversão de pauta da comissão e votar imediatamente os convites de depoimento.
Em entrevista ao GLOBO,
João Dias afirmou que uma central de cobrança de propina foi instalada num escritório dentro do Ministério do Esporte. Ele contou que o escritório era chefiado pelo advogado Júlio Vinha, que despachava ao lado de Ralcilene Santiago, ex-coordenadora-geral de um dos programas do ministério e antiga militante do PCdoB, partido que controla a pasta. O ministério e o ministro Orlando Silva negam as irregularidades.
O escritório funcionava numa sala do segundo andar do prédio do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) cedida à Secretaria de Esporte e Educação, do Ministério do Esporte. Segundo João Dias, Ralcilene atraía as ONGs para projetos financiados pelo programa Segundo Tempo e, depois, oferecia serviços de assessoria, consultoria e advocacia.
A partir de então, segundo o denunciante, Vinha se encarregava de "arredondar" o projeto a ser financiado com recursos do ministério e, em contrapartida, cobrava comissão de 10% a 20%. João Dias, que já foi candidato a deputado pelo PCdoB de Brasília, disse que essa era a regra geral para as ONGs interessadas em dinheiro do Ministério do Esporte.
Na terça-feira, enquanto o ministro dos Esportes prestava depoimento na câmara, João Dias, que já foi filiado ao PCdoB,
reiterava suas acusações em audiência informal com os principais líderes da oposição . Mesmo não tendo apresentado qualquer prova, os parlamentares de oposição admitiram ter ficado impressionados com o esquema de corrução detalhado pelo policial.

VEJA MAIS:

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |