quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ECONOMIA: Brasil quer atrair montadoras de fora

Do blog do NOBLAT

Roberto Maltchik, O Globo


Os ministérios do Desenvolvimento (Mdic) e da Fazenda estudam alternativas para facilitar a instalação de montadoras estrangeiras no país, após o governo ter elevado em 30 pontos percentuais a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o ingresso de automóveis importados. Segundo o ministro Fernando Pimentel (Mdic), a decisão deve premiar empresas que "estão assumindo o compromisso de investir no Brasil" e assegurou que a revisão do aumento do IPI não está em debate.
Um técnico explicou que está em análise uma fórmula para dar um prazo maior às montadoras para que utilizem 65% de peças brasileiras ou do Mercosul. Oficialmente, o ministério recebeu duas propostas de montadoras que querem se instalar no Brasil: a alemã BMW e a chinesa JAC Motors, uma das mais prejudicadas pela alta do IPI.
Porém, outras quatro fabricantes já teriam sondado o governo: as chinesas Chery e Great Wall, a franco-japonesa Renault/Nissan e a sul-coreana Hyundai.
Pimentel não deu prazo para o "regime alternativo", limitando-se a dizer que deve ocorrer até o fim do ano. Ele acrescentou que não teme retaliações em razão da alta do IPI.
- Sim, podemos ter um regime alternativo. Nossos técnicos estão estudando e devemos concluir os estudos até o fim do ano. Devemos estudar um regime alternativo para quem está querendo vir e assumindo o compromisso de investir no Brasil - afirmou Pimentel, após uma reunião do Ibas, grupo de países formado por Brasil, Índia e África do Sul.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |