terça-feira, 11 de outubro de 2011

POLÍTICA: A guerra da inflação no "dilmismo"

Do POLÍTICA & ECONOMIA NA REAL


É preciso entender o jogo político do governo e da presidente Dilma para compreender o real movimento de ataque à inflação que está em gestação :
1. A presidente não pode ser alijada dos palanques eleitorais por causa da economia, problemas com emprego e renda.
2. Os aliados não podem perder substância, ou seja, a oposição tem de ficar como está ou diminuir para não se assanhar em 2014 e ganhar reforço no Congresso a partir do ano que vem.
3. Os parceiros não podem ficar sozinhos, donos das vitórias governistas.
Se essas condições contrárias se realizarem, a força presidencial esmorece e ela passa a dividir - se não perder - o embate político para terceiros. Fica em xeque em 2014. Dilma pode até não pensar em outro mandato, o que seria inacreditável, mas precisa manter-se em condições de disputar para ser dona da decisão. Tem de evitar o envelhecimento precoce de seu governo, agora que está conseguindo livrar-se de alguns fantasmas - reais e imaginários - de tutelas e dependências. Assim, a política econômica está subordinada, salvo desastres, a não provocar turbulências no ano que vem. Em Bruxelas, semana passada, ela deu o recado : "Dificilmente se sai da crise sem aumentar o consumo, o investimento e o nível de crescimento". A inflação é uma questão política neste momento brasileiro.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |