quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ECONOMIA: Bolsas na Europa recuam com ações de bancos em queda

Do ESTADÃO.COM.BR

E&N TEMPO REAL

Yolanda Fordelone

As Bolsas na Europa recuam com o mal desempenho das ações de bancos. Às 8h30, a bolsa de Londres tinha queda de 0,77%, Frankfurt, 1,12%, Paris, 1,08%, e Madri, 1,18%.
A confiança na capacidade dos políticos europeus de resolver a crise de dívida da zona do euro abriu caminho para uma nova rodada de incertezas nesta manhã, pressionando as ações do setor bancário. Analistas apresentaram estimativas divergentes sobre quanto os bancos vão precisar em capital novo para resistir aos choques soberanos.
Ontem o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, afirmou ao Parlamento Europeu que os membros dos governos, o Banco Central Europeu (BCE) e a Comissão Europeia precisam coordenar esforços para recapitalizar os bancos por meio de injeções de capital privadas e públicas e introduzir exigências de capital maiores e temporárias.
No entanto, Barroso não forneceu detalhes sobre os planos. Sem números sobre quanto em capital os bancos poderão ser obrigados a ter, analistas estudaram vários cenários – com exigências que vão de 10 bilhões de euros a mais de 400 bilhões de euros em novos fundos para todo o setor, o que deixou os investidores sem saber o que esperar.
O Citigroup estima que existe uma deficiência de capital entre 64 bilhões de euros e 216 bilhões de euros para que os bancos tenham uma taxa de capital Tier-1 (de alta qualidade) de 7% a 9%, respectivamente. O Credit Suisse calculou o valor similar de 220 bilhões de euros para um cenário de 9% de capital Tier-1.
Analistas do banco Espírito Santo afirmaram que as baixas contábeis nos atuais preços do mercado sobre bônus de Grécia, Portugal, Irlanda, Itália e Espanha, junto com uma taxa de capital mínima de 9%, pode exigir cerca de 413 bilhões de euros em capital novo no setor bancário. E analistas do Merrill Lynch estimaram entre 7,6 bilhões de euros e 143 bilhões de euros em capital para os maiores bancos europeus, dependendo do cenário.
Os executivos dos bancos continuam rejeitando qualquer recapitalização forçada. O executivo-chefe do alemão Deutsche Bank, Josef Ackermann, afirmou que não está claro se a recapitalização vai ajudar a resolver a crise. Executivos de outros grandes bancos europeus – incluindo os franceses Société Générale e BNP Paribas e o britânico Barclays – argumentam que podem aumentar suas proporções de capital por meio de vendas de ativos, retenção de ganhos e diminuição de ativos e atividades intensivos em capital.
Às 7h50 (de Brasília), Société Générale caía 2,92% na Bolsa de Paris, Commerzbank recuava 5,16% na Bolsa de Frankfurt e Royal Bank of Scotland cedia 1,20% na Bolsa de Londres. As informações são da Dow Jones.
(Danielle Chaves, da Agência Estado)

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |