quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ECONOMIA: Bolsas da Ásia sobem após cúpula da UE

Do UOL
Por Chikako Mogi


As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em alta nesta quinta-feira, com apetite por risco, depois que líderes europeus concordaram em ampliar o fundo de resgate da região e fazer credores privados aceitarem uma enorme perda na dívida grega que possuem.
O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 3,35%, para o maior patamar das últimas sete semanas, quase 20% acima da mínima atingida no começo do mês.
Em Tóquio, o índice Nikkei deixou de lado as preocupações sobre a alta do iene para a máxima recorde contra o dólar e avançou 2,4%, com expectativa de que os problemas de dívida da zona do euro sejam controlados.
Os líderes europeus alcançaram um acordo com bancos e seguradoras privados para que eles aceitem uma perda de 50% nos bônus que possuem do governo grego.
Também foi acertado que o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSF) seja alavancado em quatro ou cinco vezes, dando-lhe poder equivalente a 1 trilhão de euros.
As autoridades também concordaram em obrigar os bancos a elevar seus colchões de capital para 9% até junho do ano que vem.
Agora que a cúpula da União Europeia deu direção sobre questões importantes, o mercado mudará o foco para os detalhes de implementação das medidas, avaliando também o impacto da crise de dívida da zona do euro na economia global.
O índice de Seul encerrou em alta de 1,46%. O mercado disparou 3,26% em Hong Kong e a Bolsa de Taiwan ganhou 0,39%, enquanto o índice referencial de Xangai subiu 0,34%. Cingapura avançou 2,80% e Sydney fechou com valorização de 2,49%.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |