segunda-feira, 26 de setembro de 2011

MUNDO: Zapatero dissolve Parlamento e convoca eleições antecipadas

De O Globo

Com agências internacionais

MADRI - O primeiro-ministro da Espanha, Jose Luis Zapatero, dissolveu o Parlamento nesta segunda-feira a fim de realizar eleições antecipadas, que devem levar ao poder a oposição conservadora em meio à crise econômica do país. Zapatero, que não pretende tentar um terceiro mandato, assinou decreto que formaliza a convocatória paras eleições em 20 de novembro, quatro meses antes do planejado.
Apesar de o Parlamento espanhol estar oficialmente dissolvido, um comitê legislativo permanente pode aprovar medidas de emergência no caso de a crise na zona do euro piorar.
- Vamos continuar a adotar medidas (de austeridade) se necessário - disse Zapatero.
O premier tem sido criticado por reagir tardiamente à crise econômica no país e pesquisas indicam que o conservador Partido do Povo (PP), liderado por Mariano Rajoy, deve derrotar os socialistas com maioria absoluta em novembro.
O levantamento do instituto Gesop para o jornal catalão "El Periodico" mostrou nesta segunda que 46% dos eleitores pretendem votar no PP, enquanto 31,4% devem escolher o partido do governo.
Rajoy perdeu duas vezes para Zapatero, em 2004 e 2008. Mas seu partido conservador conquistou a vitória nas eleições regionais e locais em maio passado.
O candidato socialista é Alfredo Perez Rubalcaba, de 60 anos , que serviu na gestão do primeiro-ministro socialista Felipe Gonzalez e mais recentemente com Zapatero, alcançando os cargos de vice-primeiro-ministro e ministro do Interior.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |