segunda-feira, 26 de setembro de 2011

MUNDO: Esquerda conquista Senado em vitória histórica na França

De O Globo

PARIS - Pela primeira vez desde 1958, o Partido Socialista francês obteve maioria absoluta no Senado em eleições indiretas neste domingo, numa vitória histórica da esquerda a pouco mais de seis meses das eleições presidenciais do país, marcadas para abril.
De acordo com resultados preliminares da votação dos 71.890 deputados, conselheiros gerais, regionais e delegados de conselhos municipais de 44 circunscrições francesas, os candidatos esquerdistas tomaram pelo menos 23 assentos que pertenciam aos governistas da União por um Movimento Popular (UMP), assegurando maioria absoluta na Casa. Consequências "sísmicas" para as presidenciais
A guinada para a esquerda - que segundo o líder da UMP no Senado, Gerard Larcher, terá consequências "sísmicas" nas eleições presidenciais - foi festejada por militantes socialistas em uma reunião em Paris.
- Este 25 de setembro vai entrar na História - afirmou Jean-Pierre Bel, líder do Partido Socialista no Senado.
O primeiro-ministro François Fillon, da UMP assim como Sarkozy, culpou a "divisão que reina na maioria governamental" pela derrota, convocando todos os governistas a se unirem. Por sua vez, o Palácio do Eliseu emitiu uma nota expressando a opinião de Nicolas Sarkozy sobre o episódio.
"Foi uma consequência lógica da progressão da esquerda em eleições locais, que vem ocorrendo desde 2004", limitou-se a dizer a Presidência.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |