quinta-feira, 17 de março de 2011

MUNDO: Tóquio enfrenta ameaça de blecaute além do risco de contaminação por radiação

De O Globo
C/ Agências internacionais

TÓQUIO - Além do risco de contaminação por radiação, que se tornou real na terça-feira, quando os índices medidos em Tóquio aumentaram, a capital do Japão também enfrenta agora a ameaça de um grande apagão. Cortes de energia já estão acontecendo desde o terremoto seguido por uma tsunami na última sexta-feira. Agora, devido ao aumento do consumo provocado por uma drástica queda de temperatura na última noite, o blacaute pode afetar toda a cidade - a maior metrópole do mundo - e seus arredores, onde vivem mais de 35 milhões de pessoas. O governo pediu que cidadãos e empresas aumentem os esforços para economizar energia.
O ministro do Comércio, Banri Kaieda, advertiu na manhã desta quinta-feira (hora local) que a capacidade disponível da Tokyo Eletric Power Co (Tepco) foi seriamente afetada pela interrupção das operações na usina nuclear de Fukushima, onde ainda tentam resfriar parte dos reatores para evitar uma catástrofe nuclear. Danos em outras centrais nucleares operadas pela empresa também reduziram sua capacidade, o que provocou planos de corte de energia que afetam cerca de 10 milhões de casas.
Autoridades pedem que a população economize energia principalmente à tarde e à noite, o que não pode ser facilmente atendido, já que as temperaturas chegam a zero na capital. No norte do país, área mais afetada, que está sendo atingido por grandes nevascas, 850 mil casas continuam sem energia.
Em Tóquio, os cortes de energia levaram à redução da circulação de trens a partir de 17h. Áreas da cidade passam três horas por dia sem luz, como parte das medidas determinadas pelo governo. Os cortes podem durar até seis meses. Onze das 54 usinas nucleares do Japão foram fechadas após o terremoto.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |