quarta-feira, 8 de novembro de 2017

POLÍTICA: Maia diz que Câmara ‘não tem voto’ para aprovar reforma da Previdência

OGLOBO.COM.BR
POR CRISTIANE JUNGBLUT

Presidente da Casa afirmou que projeto não pode ser ‘pautado de qualquer jeito’

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia(DEM-RJ), presidindo sessão - Ailton de Freitas/Agência O Globo/07-77-2017

BRASÍLIA — Depois de participar de uma reunião no Palácio do Planalto sobre a reforma da Previdência, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), mandou um recado ao governo e ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, de que não adianta simplesmente marcar uma data para a votação, avisando que hoje não há votos para aprovar a proposta. Maia disse que é preciso "construir" um texto que ganhe apoio dos parlamentares para só então colocá-lo em votação. Ele elogiou o fato de o governo não ter desistido do tema, mas disse que não se pode correr o risco de perder.
— Se tiver voto, dá para aprovar amanhã, mas não tem voto para aprovar amanhã. Pauta única, você vota num dia, mas o problema não é o dia em que a gente vai votar, é quando a gente vai ter as condições para aprovar. Não podemos ter a irresponsabilidade de pautar de qualquer jeito para perder — disse Maia.
AO GLOBO, Maia disse acreditar que a proposta "pode caminhar". O governo elabora novo texto, mais enxuto.
— O tempo não depende da nossa vontade, depende das nossas condições de voto. Se a gente tiver voto, ótimo. É importante que, quando um ministro da área econômica fala do tempo, ele fala só do ponto de vista da importância da aprovação para as contas públicas, ele não tem uma experiência, até porque nunca foi parlamentar, de entender que essa aqui é uma Casa do diálogo. E é com diálogo que a gente vai conseguir escolher uma data correta para votar. Uma data onde a gente tenha os votos necessários para aprová-la. Vamos ao plenário com um texto que é possível, não sei se maior ou menor (do que o existente). Vai se discutir os líderes, sabendo hoje que os líderes estão contrários. Qual é o texto possível? — afirmou ele.
Maia conversou com o presidente Michel Temer antes mesmo da reunião sobre a necessidade de se insistir na reforma da Previdência.
— Foi importante que ficasse claro que de forma nenhuma o governo vai deixar de colaborar com a votação da Previdência, até porque a gente sabe que numa votação tão difícil como a da reforma da Previdência, a gente precisa que o governo esteja empenhado, e a gente sabe que a equipe econômica está empenhada.
Para ele, não se resolverá o problema de financiamento de áreas sociais e da segurança sem mexer na Previdência.
— Todos aqueles que sonham com melhorias nestas áreas precisam entender que há um grande obstáculo antes para que a gente possa avançar, que é aprovar a reforma da Previdência.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |