segunda-feira, 16 de setembro de 2013

SOBERANIA: Nova embaixadora dos EUA chega ao Brasil e evita falar sobre espionagem

De OGLOBO.COM.BR
DEMÉTRIO WEBER 
Liliana Ayalde chegou a Brasília, procedente de Washington, acompanhada do marido e das duas filhas
A nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, dá breve declaração após desembarcar no aeroporto de Brasília O Globo / Jorge William
BRASÍLIA. A nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, chegou ao Brasil na manhã desta segunda-feira, em meio à crise deflagrada entre os dois países, após a revelação, pela TV Globo, de que o serviço de inteligência norte-americano teria espionado a presidente Dilma Rousseff e a Petrobras. Após desembarcar no Aeroporto Internacional de Brasília, ela fez uma rápida declaração à imprensa, mas evitou falar sobre o momento delicado que vivem o Brasil e o Estados Unidos.
— Eu vou poder falar com vocês depois. Estou apenas chegando. Já vamos ter a oportunidade de falar mais cumpridamente — disse Liliana, que fala português e espanhol, ao ser questionada sobre o tema, após ler a declaração de menos de uma página no salão de um restaurante, no aeroporto Juscelino Kubitschek.
Indagada sobre a confirmação ou não da viagem de Dilma a Washington, no mês que vem, quando estava prevista uma visita de Estado da presidente brasileira aos EUA, agora ameaçada de não ocorrer, por causa da espionagem, a nova embaixadora respondeu:
— Eu estou chegando ainda, vamos ter tempo de falar de muitos temas, incluindo esse.
De acordo com a embaixada dos EUA no Brasil, Liliana chegou a Brasília, procedente de Washington, por volta das 8h20, num voo comercial da companhia American Airlines. Ela estava acompanhada do marido e das duas filhas e foi recebida por um funcionário do Itamaraty. Antes de deixar o aeroporto, leu a declaração à imprensa:
— Este é um tempo muito importante em nossas relações, cheio de oportunidades e de possibilidades. Juntos, estou certa que podemos expandir e profundizar (sic) os muitos laços que existem entre nossas duas importantes e grandes nações. Nos próximos anos, espero engajar com o povo e o governo do Brasil para construir uma parceria estratégica mais forte para o século 21 — disse Liliana.
A nova embaixadora assume o cargo hoje, mas ainda deverá apresentar à presidente Dilma as suas credenciais, procedimento que é realizado com embaixadores de todos os países que chegam ao Brasil. De acordo com assessores, haveria 27 embaixadores estrangeiros no Brasil à espera da sessão de apresentação de credenciais a Dilma. Liliana substitui o ex-embaixador dos EUA no Brasil Thomas Shannon, que regressou a Washington.
Veja a transcrição, na íntegra, da declaração da nova embaixadora:
"É verdadeiramente um prazer, para mim, chegar ao Brasil para servir como embaixadora dos Estados Unidos da América no país e poder liderar o importante trabalho da embaixada e os nossos consulados. Junto com meu marido Luiz Jorge e as minhas filhas Stephanie e Natalia, estamos muito ansiosos de poder viajar pelo Brasil, conhecer a diversidade e a riqueza do seu povo, a sua cultura e poder estabelecer amizades com os brasileiros em todos os lugares que a gente vai visitar. Este é um tempo muito importante em nossas relações, cheio de oportunidades e de possibilidades. Juntos, estou certa que podemos expandir e profundizar (sic) os muitos laços que existem entre nossas duas importantes e grandes nações. Nos próximos anos, espero engajar com o povo e o governo do Brasil para construir uma parceria estratégica mais forte para o século 21. Mais uma vez, muito obrigada por estar aqui, por sua presença aqui hoje e os melhores votos para todos vocês. Obrigada."

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |