quarta-feira, 18 de setembro de 2013

GERAL: Após 28 horas, depósito ainda pega fogo no PR; rescaldo deve durar 2 dias

Do UOL, em Curitiba
Rafael Moro Martins

Mais de 28 horas após ter começado o incêndio, ainda há focos de chamas em cerca de 20% do depósito de 40 mil metros quadrados da fabricante de eletrodomésticos Electrolux, no Tatuquara, zona sul de Curitiba. O Corpo de Bombeiros informou que o desabamento do telhado dificulta o combate do fogo em parte do barracão.
Na manhã desta quarta-feira (18), a corporação afirmou que considera o fogo controlado. Apesar disso, o trabalho de rescaldo (em que os bombeiros reviram escombros em busca de pequenos focos, para evitar que as chamas voltem) deve tomar os próximos dois dias, afirmou a corporação na manhã desta quarta-feira (18).
Como ainda há fogo e muito calor no local, colunas de fumaça negra continuam a se desprender dos escombros do barracão, que abrigava refrigeradores e freezers. Por conta disso, os bombeiros ainda recomendam que pessoas que vivem num raio de 3 km do barracão evitem permanecer em casa.
No início da noite de terça (17), a Defesa Civil municipal informou que a nuvem de fumaça negra que atingiu cerca de 30 mil pessoas que vivem nas localidades Moradia da Ordem, Monteiro Lobato e Tatuquara.
Incêndio destrói depósito em Curitiba
Incêndio de grandes proporções atinge um depósito da indústria de eletrodomésticos Electrolux na Cidade Industrial, zona sul de Curitiba, desde a madrugada desta terça-feira (17). Ao menos cinco integrantes da brigada de incêndio da empresa que tentaram combater as primeiras inalaram fumaça, apresentaram sintomas de intoxicação e foram levados a hospitais - Leia mais João Carlos Frigério/Estadão Conteúdo
Durante o dia de ontem, ao menos 120 pessoas foram a unidades de saúde da região reclamando de problemas respiratórios. Todas foram atendidas e liberadas, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. Moradores da região devem estar atentos a sintomas como dor de cabeça, tontura, enjoo, entre outros, que podem ser consequência da fumaça.
Como o barracão estocava refrigeradores, a fumaça "pode ter componentes tóxicos", informou o coordenador técnico da Defesa Civil municipal, João Batista dos Santos.
"Respirar essa fumaça pode causar problemas respiratórios. Segundo o pessoal da Secretaria da Saúde, há risco de pneumonia tóxica [ou química] se for inalada em grande quantidade", explicou. A doença é a mesma que afetou sobreviventes do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), em janeiro passado.
Também por conta da fumaça, Santos relatou ao UOL que 32 escolas municipais e 14 CMEIs (centros municipais de educação infantil) cancelaram as aulas desta quarta-feira (18).
O incêndio
O fogo no depósito da Electrolux começou durante a madrugada de terça, segundo o Corpo de Bombeiros. A primeira das 12 viaturas que trabalham no combate às chamas seguiu para o local às 4h38. Na manhã desta quarta, um caminhão e uma viatura de apoio permanecem no local, combatendo os últimos focos de chamas.
No momento do início do incêndio, havia funcionários trabalhando no depósito. Ao menos cinco integrantes da brigada de incêndio da empresa que tentaram combater as primeiras inalaram fumaça, apresentaram sintomas de intoxicação e foram levados a hospitais.
Segundo a assessoria de imprensa da empresa, "a Electrolux informa que não houve feridos e não confirma nenhuma vítima. Sobre os integrantes da brigada de incêndio que inalaram fumaça, a empresa informa que eles já foram atendidos e passam bem."

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |