quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

ECONOMIA: Bovespa abre em queda, ainda refletindo PIB fraco

Do ESTADÃO.COM.BR

E&N TEMPO REAL

Yolanda Fordelone
“O investidor anda com medo”, define o economista-chefe da corretora Souza Barros, Clodoir Vieira. Nesta quarta-feira, o Ibovespa futuro abriu em queda ainda refletindo o resultado ruim do
Produto Interno Bruto (PIB) de ontem, mas antes da abertura do pregão virou, acompanhando alguns mercados na Europa.
A Bolsa de Valores de São Paulo abriu em 0,02%, a 59.523 pontos. “Hoje devemos ter um pregão que o mercado chama ‘de lado’”, diz Vieira, ao definir quando o mercado fica sem uma tendência definida.
Segundo ele, o que ajuda a Bolsa a ter mais volatilidade é a própria alta acumulada no mês, demais de 4%. “Os investidores aproveitam qualquer notícia para realizar parte dos ganhos”, afirma. No ano, a queda é de 14%, algo que não deve ser revertido até o fim de 2011.
A notícia positiva de hoje foi uma reportagem do Financial Times que sugeriu que as autoridades da União Europeia (UE) podem tentar combater a crise da dívida na região por meio de
dois fundos de socorro – a Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF) e o Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM). A notícia, aliada à produção industrial da Alemanha que subiu após dois meses de queda, ajuda a impulsionar alguns mercados na Europa.
No Reino Unido,
a produção industrial recuou 0,7% em outubro. “Foi o pior resultado em seis meses”, diz o economista. A Bolsa de Londres cai 0,08%.
As demais bolsas sobem: Paris avança 0,38%, e Frankfurt, 0,01%. O dólar sobe 0,22%, a R$ 1,799 no momento.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |