quarta-feira, 4 de maio de 2011

TEMPO: Chuvas já afetam mais de 22 mil em Alagoas e Pernambuco; Nordeste tem previsão de mais chuva

UOL Notícias, Em Maceió

Aliny Gama e Carlos Madeiro


As chuvas deram uma trégua na madrugada desta quarta-feira (4) na zona da mata sul de Pernambuco e Norte de Alagoas, regiões mais afetadas do Nordeste, mas o número de afetados já ultrapassa 22 mil desabrigados ou desalojados e três mortos. Os municípios mais afetados, como Jacuípe (PE), Água Preta, Barreiros e Palmares (PE), já enfrentam menos problemas na manhã desta quarta, com a diminuição do nível dos rios, e as defesas civis atuam para contabilizar os prejuízos e atender às pessoas que perderam suas casas. Nesses Estados, 45 cidades foram atingidas, sendo 13 que estão em emergência (nove em AL e quatro em PE).
São três o número de mortos por conta da chuva na região Nordeste desde sexta-feira (29) – duas mortes em Pernambuco (duas) e uma em Alagoas.Já na Paraíba, nove cidades enfrentam problemas, com três cidades (inclusive a capital) em situação de emergência. Teresina, no Piauí, também enfrentou problemas com ruas e até uma escola alagada.
Rio Grande do Norte
A Defesa Civil do Rio Grande do Norte informou nesta quarta-feira (4) que uma pessoa morreu afogada no município de Várzea e outras duas estão desaparecidas no Estado. Apesar da informação inicial de que a morte teria relação direta com a chuva, a Defesa Civil retificou a informação e disse que a morte não será computada oficialmente como causada pela chuva, já que ela teria apenas relação indireta.Nesta quarta-feira, o Ceged (Centro de Gerenciamento de Emergência do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil) do Rio Grande do Norte encontrou o corpo de um homem de 43 anos, que morreu afogado em um açude que transbordou no município de Várzea, a 94km de Natal. Segundo o sargento Douglas Almeida, da Ceged, a vítima teria entrado no açude para tomar banho, não conseguiu sair e desapareceu. As equipes ainda buscam por mais duas pessoas desaparecidas nas cidades de São José do Mipibu (36,2 km da capital), e Boa Saúde (72 km da capital). Todas as cidades registraram pontos de alagamento. “Essa morte e esses desaparecimentos não foram de pessoas vítimas diretas da chuva, ou seja, não foram arrastadas por correntezas. Mas o fato do açude estar cheio pela chuva pode ter contribuído para esses acidentes”, explicou.
As chuvas ocorridas durante a madrugada e início da manhã causaram estragos e transtornos em Natal. Foram registrados quatro pontos de alagamentos na capital e uma casa danificada. No início da manhã, o grande fluxo de carros e parte de vias alagadas deixou o trânsito caótico. De acordo com o capitão Bandeira, a chuva cessou e a situação está voltando ao normal com o escoamento das águas. Não foi registrada nenhuma morte na capital.
O município de Ipanguaçu, localizado no vale do Assu, continua alagado, apesar da lâmina d’água da barragem do Açu ter baixado o nível de 40 cm para 17 cm, nenhum morador das áreas ribeirinhas pode voltar para casa. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do RN, coronel Josenildo Acioli, existem 150 famílias desabrigadas e 435 foram afetadas pela enchente dos rios Açu-Piranhas e Pataxó. A governadora Rosalba Ciarlini está em Brasília (DF) nesta quarta-feira tentando viabilizar recursos para o trabalho de desassoreamento dos leitos dos rios localizados no vale do Açu.
Chuva até quinta na região
Segundo aviso emitido pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais), a previsão é que ainda ocorreram chuvas intensas na faixa leste, entre os Estados de Alagoas e Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira. “Em várias localidades do litoral haverá acumulados significativos de chuva, que poderão ultrapassar os 80 mm em 24 hs. Na região do Agreste da PB e de PE e em parte do sertão de AL, também poderá ocorrer chuva forte localizada, porém de menor intensidade que nas áreas litorâneas”, diz o informe. Ainda segundo o INPE, nesta quinta-feira (5) a chuva intensa deverá se concentrar no litoral entre os Estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. “Sobre o litoral do Estado de AL a intensidade da chuva começará a diminuir, porém ainda ocorrerá chuva de intensidade fraca e/ou moderada. Na sexta-feira (06/05) a situação tende a melhorar em todo o litoral dos Estados de AL, PE, PB e RN, esperando-se chuvas isoladas e de fraca intensidade”, finaliza o comunicado.
Paraíba
Após três dias de intensas chuvas, o tempo deu uma trégua e nesta quarta-feira e o sol apareceu na maioria das cidades da Paraíba. Para a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), o dia é para contabilizar prejuízos. A situação mais complicada continua sendo no município de Natuba, a 127 km de João Pessoa, que ficou ilhado. Além de Natuba, as cidades afetadas pelas chuvas foram Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Itabaiana, João Pessoa, Pilões e Serra Redonda.
De acordo com o tenente-coronel Rufino Tavares, coordenador da Defesa Civil Estadual, as cidades de Campina Grande e Natuba devem entregar nesta quarta-feira os pedidos de decreto de emergência. A capital João Pessoa já tem a situação de emergência decretada.
A situação começou a ser amenizada no município de Natuba, que ficou ilhado por toda a terça-feira. Hoje, o acesso ao município é feito apenas por veículos de tração. Segundo a Cedec, parte do asfalto da estrada de acesso ao município foi destruído e a via está com 10km de estrada de barro. Lama e pedras complicam o acesso ao município. O coordenador da Defesa Civil Estadual informou que o nível do riacho de Natuba está baixando e muitas famílias já estão voltando para suas casas.
A segunda maior cidade da Paraíba, Campina Grande (132 km da capital) também sofreu com os estragos causados pela chuva. De acordo Tavares, riachos e açudes transbordaram causando alagamentos em bairros da periferia e também no Centro da cidade. Segundo a Defesa Civil, 15 casas desabaram nesta terça-feira em decorrência de diversos deslizamentos de barreiras. Parte da BR-104, na saída de Campina Grande para Lagoa Seca, ficou interditada devido a deslizamento de barreira, mas a situação nesta quarta-feira já foi normalizada.
Piauí
No Piauí, a chuva que caiu em Teresina nesta terça-feira deixou várias ruas e as principais avenidas do centro da capital tiveram pontos de alagamentos. O conjunto Francisco Marreiros foi alagado. As aulas na escola Álvaro Ferreira foram suspensas porque salas foram tomadas pela água e os alunos estão sem aula. Por conta da chuva, o torneio de Tênis Future Teresina, que começou nesta segunda-feira, foi adiado.
Alagoas e Pernambuco
Em Pernambuco, o número de famílias atingidas pelas chuvas subiu, segundo boletim da Defesa Civil Estadual desta quarta-feira. Agora são 3.620 desalojadas (sendo 1.200 em Palmares) e 847 desabrigadas –o que representa cerca de 17,5 mil pessoas. Ao todo, 35 cidades foram afetadas. Em Alagoas, são 3.957 desalojados e 764 desabrigados em 10 cidades atingidas. O maior número de vítimas está em São Luis do Quitunde, onde 2.490 pessoas tiveram as casas destruídas na última semana.
A falta de água atinge vários municípios de Alagoas e Pernambuco. Segundo a Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento), as chuvas afetaram várias estações. O Sistema do Prata, em Bonito, foi inundada e prejudica o abastecimento da maior cidade do Interior, Caruaru, que está operando com 40% da sua capacidade. A previsão de recuperação é para esta quarta-feira.Os sistemas de abastecimento de água dos municípios de Bonança, Moreno e Paulista, e das praias de Porto de Galinhas, Muro Alto e Maracaípe, no município de Ipojuca, também foram danificados e estão, ou parcialmente, ou totalmente, sem abastecimento d'água.Segundo a Defesa Civil de Alagoas, cinco municípios –Campestre, Japaratinga, NovoLino, Jacuípe e São Miguel dos Milagres também enfrentam problemas de abastecimento.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |