segunda-feira, 2 de maio de 2011

POLÍTICA: Presidente Dilma Rousseff está com pneumonia

De O GLOBO

Márcia Abos

SÃO PAULO - A presidente Dilma Rousseff está com pneumonia, depois de uma forte gripe contraída esta semana em Brasília. Dilma esteve no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e deverá tomar antibióticos por mais dez dias. Ela chegou a São Paulo no sábado, fez exames, que continuaram neste domingo. Segundo o médico que a atendeu, o cardiologista Roberto Kalil, Dilma tem um quadro inicial de pneumonia e está repousando desde quinta-feira.
O Hospital Sírio-Libanês divulgou boletim médico confirmando que Dilma fez exames no hospital e "detectou-se um foco de pneumonia".
A pneumonia foi constatada pelos médicos da Presidência na quinta-feira, por meio de um raio-X feito me Brasília. Ela passou sexta, sábado e domingo em repouso, tomando antibióticos e fazendo exames em São Paulo. Por medida de segurança, ela permaneceria ainda neste domingo em São Paulo e só retorna a Brasília na segunda-feira cedo, de acordo com Kalil.
" Dilma estava fortemente gripada e na quinta-feira, em Brasília, fez chapa de raio X do pulmão, quando se constatou o início da pneumonia "
- Dilma estava fortemente gripada e na quinta-feira, em Brasília, fez chapa de raio X do pulmão, quando se constatou o início da pneumonia - disse Kalil.
Em função disso, na sexta-feira os médicos resolveram que ela deveria fazer exames complementares em São Paulo, no Sírio, onde no início do ano passado ela se tratou de um câncer linfático, do qual os médicos disseram que ela já estava curada. Os exames estavam marcados para serem feitos na sexta-feira desta semana, no dia 6.
- Em função da pneumonia, resolvemos antecipar os exames em São Paulo - confirmou Kalil.
Dilma foi para o Sírio-Libanês, em São Paulo, no sábado, quando deu início aos exames de rotina, de acordo com Kalil. Ela voltou ao hospital neste domingo para uma reavaliação que terminou por volta das 16h, quando a presidente teria deixado o hospital. De acordo com Kalil, os exames - uma tomografia e exames de sangue - nada registraram além da pneumonia. O estado de saúde da presidente "é de normalidade".
A presidente está tomando antibióticos para o tratamento da pneumonia, o que deverá continuar por dez dias. Como ela já repousou sexta, sábado e domingo, o repouso deverá continuar nesta segunda-feira, quando ela retorna a Brasilia.
- A pneumonia foi em fase inicial. Por isso, não será necessária internação. Médico diz que não há relação alguma de vacina contra a gripe e pneumonia de Dilma
O médico particular de Dilma Rousseff, o cardiologista Roberto Kalil, disse na tarde deste domingo, logo após o anúncio da doença da presidente, que "não há relação alguma" entre o princípio de pneumonia da presidente e o fato dela ter tomado vacina contra a gripe no início desta semana em Brasília.
- Isso se chama coincidência. Aliás, a presidente está gripada desde que veio da China há duas semanas - disse Kalil.
Segundo o médico, mesmo gripada, ela podia tomar a vacina, que só é contraindicada quando se está com febre.
- Ela fez bem ter tomado a vacina. Peço até para que a imprensa faça um serviço de utilidade pública e mostre que é bom tomar a vacina, mesmo com a gripe. A preocupação é que as pessoas deixem de tomar a vacina. Não tomar a vacina é muito pior - explicou o médico da presidente.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |