quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

MUNDO: Parlamento Europeu aprova resolução que pede extradição de Battisti

De O Globo e Reuters

BRUXELAS e ROMA - O Parlamento europeu aprovou nesta quinta-feira em Estrasburgo, na França, uma resolução pedindo que o Brasil revise a decisão de não extraditar o ex-ativista italiano Cesare Battisti, que cumpre prisão em Brasília, anunciou em nota o partido Povo da Liberdade (PdL). (Entenda melhor o caso Battisti)
O partido governista italiano afirmou que "com o voto de hoje a Assembleia de Estrasburgo deu seu testemunho oficial e credível a favor da necessidade de justiça e legalidade que vem de famílias das vítimas de Cesare Battisti".
Com esse ato oficial, disse a nota, o Parlamento europeu reitera que os princípios de justiça não são negociáveis para os cidadãos europeus.
Para que Battisti seja extraditado, "esperamos que através desta resolução, o Parlamento europeu possa dar sonoridade formal e credível àquele mesmo grito: a justiça deve ser feita, não a vingança", afirmou Mario Mauro, presidente dos deputados do PdL ao Parlamento europeu, em discurso durante a sessão sobre o caso.
"Estamos aqui para lembrar, como Parlamento europeu e como Europa, que todas as instituições democráticas devem proteger e estarem próximas aos familiares das vítimas do terrorismo", comentou em nota David Sassoli, presidente dos eurodeputados do Partido Democrático.
Sassoli lembrou que "Cesare Battisti, mesmo foragido, teve a garantia dos processos conduzidos na presença de seu advogado" e que "a justiça italiana fez o seu trabalho, condenando Battisti a duas penas de prisão perpétua." Dilma será convidada para as comemorações dos 150 anos da Itália
A Itália vai convidar a presidente Dilma Rousseff para as comemorações dos 150 anos da criação da Itália como país unificado, que será celebrado no 2 de junho. Segundo a agência de notícias Ansa, também serão chamados os presidentes da Argentina e do Uruguai, além de 26 líderes dos países-membros da União Européia, mais os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia.
O convite chegará em meio à crise diplomática entre os dois países por causa da decisão do ex-presidente Lula de não extraditar o ex-ativista de esquerda Cesare Battisti. Esta semana, o
senado italiano aprovou moção em defesa da extradição. O documento solicita que o governo da Itália recorra a "todos os meios possíveis no âmbito judiciário" para que Battisti cumpra sua pena no país de origem.
Ainda segundo a agência Ansa, o convite a Dilma Rousseff, Cristina Kirchner e José Mujica será feito devido ao grande número de italianos que vivem no Brasil, Argentina e Uruguai, e vice-versa.
Mesmo com toda a polêmica sobre o caso Battisti, o primeiro-ministro italiano,
Sílvio Berlusconi, já garantiu que o episódio não afetará as boas relações entre os dois países, mas que pretende levar o caso para julgamento na Corte Internacional de Justiça, em Haia.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |