quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CONCURSO PÚBLICO: Especialistas apontam cenário positivo para o segmento de concursos em 2011

De O GLOBO
Ione Luques
Depois de um ano marcado por polêmicas envolvendo os concursos públicos, como o dos Correios, o que esperar para o segmento com a chegada de Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto? Para especialistas do setor, apesar de tudo, as perspectivas são boas. O Poder Executivo já tem, aprovados, 19.672 novas vagas para o próximo ano. Incluindo o Legislativo e o Judiciário, essa oferta poderá chegar a aproximadamente 40 mil novos postos. Kerlly Huback, do site de vídeo-aulas Canal dos Concursos, acredita que o novo governo não deve representar mudanças em relação ao do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se destacou pela criação de novos cargos, substituição de mão de obra terceirizada e reposição de pessoal.
.- O cenário é positivo, já que a nova presidente tem afirmado ser importante manter a política de contratações no setor público do governo Lula, valorizar o servidor, as carreiras típicas de Estado e zelar pela eficiência do serviço público com remuneração adequada - diz Alexandre Vasconcellos, especialista em concursos públicos.
De acordo com Paulo Estrella, da Academia do Concurso, o segmento aposta em crescimento da oferta de vagas:
- Não é possível estimar um quantitativo, mas temos indicativos de que 2011 será um ano tão propício quanto 2010 em relação à oferta de vagas em todos os níveis de poder - acrescenta Estrella, lembrando que só o Poder Executivo tem, aprovados, 19.672 novos postos para o próximo ano. - Se incluirmos o Legislativo e o Judiciário, essa oferta poderá chegar a aproximadamente 40 mil novas vagas.
Estrella ressalta que, atualmente, o serviço público tem uma necessidade de reposição de funcionários que gira em torno de 300 mil a cada ano, o que seria algo em torno de 3% a 5% do pessoal na ativa. De acordo com o especialista, isso se dá, principalmente, por aposentadoria dos servidores e também pela própria necessidade de expansão de atividades, como a abertura de novas agências do INSS, de bancos públicos, como Caixa Econômica e Banco do Brasil, entre outros órgãos.
Para o próximo ano, estão previstas seleções para todas as esferas. Em nível federal, diz Huback, destacam-se os concursos para o INSS (analista e técnico), Polícia Federal (agente, perito e delegado) e para o Senado Federal.
- As secretarias de Fazenda dos estados e municípios são opções nada desprezíveis. Neste cenário, podemos realçar os concursos para fiscal de renda e agente de arrecadação, entre eles os dos estados do Rio de Janeiro, Maranhão, Pernambuco, Distrito Federal e dos municípios de São Paulo e Porto Alegre. É possível que parte dessas seleções tenha seus editais publicados ainda nos primeiros meses de 2011 - acrescenta.
Paulo Estrella, por sua vez, acredita que 2011 promete registrar uma grande abertura de vagas para tribunais em todo o país, como os Tribunais Regionais Eleitorais e os Tribunais Regionais do Trabalho.
-Trata-se de uma necessidade de reposição de vagas que independe do momento político ou do futuro presidente. Nos tribunais, por exemplo, a demanda cresceu e o Judiciário acabou ficando ainda mais lento. Dar agilidade também requer quadro de pessoal.
Segundo Estrella, até dezembro deve ser lançado o edital do Superior Tribunal Militar (STM), com uma previsão de oferta de 119 vagas para analistas judiciários, de nível superior, e 13 para técnicos judiciários, de nível médio. É possível que os salários variem entre R$ 4 mil e R$ 6,5 mil.
- Como no último processo seletivo para o STM aconteceu há seis anos, a expectativa ainda é maior. Estamos em contagem regressiva para o anúncio dos concurso do Tribunal Regional Eleitoral e do Tribunal Regional do Trabalho, ambos no Rio.
Além destes, há outros processos de seleção previstos para o ano que vem, como os do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Agência Nacional de Cinema (Ancine), Superintendência de Seguros Privados (Susep), Caixa Econômica Federal, Banco Central e Banco do Brasil. A área de segurança pública também se prepara para aumentar seus quadros, sobretudo por conta da aproximação dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo, com oportunidades para as Polícias Federal e Civil, com cargos de nível médio e superior em ambas corporações, ressalta Estrella.
Ainda na área de segurança, para o Rio de Janeiro, a Polícia Militar pretende, segundo o próprio comandante geral da corporação, oferecer mais 4.000 vagas para soldados, dependendo apenas do aproveitamento do concurso realizado em 2010. E a Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro está preparando um edital para inspetor penitenciário com a oferta de aproximadamente 600 vagas, para quem tem nível médio.
Entre os ministérios, o do Meio Ambiente, o da Agricultura e o Saúde também pretendem contratar novos servidores. A partir da autorização, dada pelo Ministério do Planejamento, esses órgãos federais têm seis meses para a publicação dos seus editais.
Independentemente de ser um novo governo ou não, os especialistas afirmam que o candidato deve manter seus estudos com afinco, sem perder o foco.
- Não é demais lembrar que a concorrência vem aumentando ano a ano, além do grau de exigência das provas. Por isso, o candidato deve iniciar seus estudos o quanto antes. Com certeza, aquele que for dedicado, que estudar com objetividade e de forma planejada, estará bem mais próximo de conquistar sua aprovação - afirma Huback.
Estrella destaca que concurso público é a forma mais democrática de acesso à empregabilidade. Estando de acordo com os requisitos exigidos no edital, como idade entre 18 e 65 anos, qualquer cidadão pode concorrer em condição de igualdade às vagas oferecidas.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |