sexta-feira, 4 de junho de 2010

MERCADO FINANCEIRO: Bovespa cai 2% com emprego nos EUA e temor sobre Hungria

Do UOL, em São Paulo

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) encerrou esta sexta-feira com queda de 2,01%, aos 61.675,75 pontos. Contribuiu para o mau desempenho números decepcionantes do mercado de trabalho norte-americano além de novos temores sobre a situação financeira na Europa.
A cotação do dólar comercial fechou em alta de 1,75%, a R$ 1,859 na venda. Na semana, a moeda acumula alta de 2,71%. No ano, a valorização é de 6,66%.
Em maio, o mercado de trabalho norte-americano criou 431 mil vagas, resultado que reflete a contratação de 411 mil trabalhadores temporários para o Censo 2010. A aposta dos investidores era que houvesse a geração de 550 mil postos.
Com os novos dados, a taxa de desemprego voltou ao patamar registrado nos primeiros três meses do ano, de 9,7%, uma leve queda em relação aos 9,9% registrados em abril, mas mesmo assim abaixo do esperado.
As cifras do emprego (americano) representam um golpe no entusiasmo sobre a recuperação" econômica mundial, comentou Joshua Raymond, analista do City Index.
Ainda no âmbito internacional, a revelação de que a
Hungria poderá ser a próxima Grécia também pesou negativamente. O porta-voz do primeiro-ministro, Peter Szijjarto, afirmou que uma autoridade húngara não estava exagerando quando disse que o país tem chance pequena de evitar uma crise ao estilo da grega. Foi dito também que o deficit fiscal húngaro deste ano pode ser o dobro da meta acertada com credores, incluindo a união europeia.
Após isso, a Comissão Europeia pediu ao governo da Hungria que reduza seu deficit o mais rápido possível.
"Depois de vários dias longe dos projetores, a crise da dívida na Europa retorna ao primeiro plano", assinalou David Morrison, analista do GFT, citando principalmente os riscos de contágio a países da Europa oriental, especialmente Hungria e Romênia.
As
Bolsas na Europa também desabaram e o euro ficou cotado abaixo de US$ 1,20 pela primeira vez em mais de quatro anos. O índice de Londres caiu 1,63% e o de Madri recuou 3,8%.
(Com informações de Reuters e Valor)

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |