terça-feira, 22 de março de 2016

MUNDO: Com EUA em alerta, aeroporto de Denver tem área esvaziada

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO

Nova York entra em estado de ‘vigilância e prontidão’ após ataques em Bruxelas
Segundo Bill de Blasio, prefeito de Nova York, a cidade está “pronta para lugar contra o terrorismo” - BRENDAN MCDERMID / REUTERS

NOVA YORK — Logo após as explosões da manhã desta terça-feira no principal aeroporto e em uma estação de metrô de Bruxelas, países vizinhos, como França e Inglaterra elevaram os níveis de alerta contra atentados terroristas, mas a preocupação não se restringiu a países europeus. De acordo com o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, a cidade está em “alto estado de vigilância e prontidão”, principalmente no sistema de metrô. Outras cidades, como Washington, tiveram alertas. Em Denver, o aeroporto foi parcialmente esvaziado após um "incidente de segurança".
No aeroporto da capital do Colorado, o fechamento de uma área de vários andares (em dois terminais) se deveu "por uma possível ameaça de segurança". "Mas os voos continuam operando (...), embora não se descartem atrasos", informou o aeroporto em uma série de tuítes.
A informação foi divulgada em coletiva de imprensa em que autoridades de Nova York expressaram solidariedade à população belga e tentaram acalmar os novaiorquinos, com o anúncio de medidas de segurança. Segundo o prefeito, Nova York está “pronta para lutar contra o terrorismo em todas as formas”.
— A polícia de Nova York e todos os nossos parceiros estão mantendo o povo desta cidade seguro — disse de Blasio. — O que os terroristas querem de nós é que mudemos nossas vidas. Os terroristas querem enfraquecer nossa democracia, enfraquecer nossos valores, querem nos ver em pânico. Nós nos negamos a sentir medo, nos negados a mudar quem somos. Nós vamos responder aos esforços deles de criar o caos mostrando ordem, mostrando nossa sociedade funcionando.
De acordo com a CBS News, a polícia de Nova York ativou as unidades de resposta Crítica e Estratégica e destacou equipes adicionais para os principais pontos da cidade, rotas de trânsito e outras localidades de alto interesse. A segurança também foi reforçada nos aeroportos John F. Kennedy, LaGuardia e Newark Liberty.
O comissário de polícia de Nova York, Bill Bratton, afirmou que a cidade colocou em ação um elaborado conjunto de planos contraterrorismo, alguns invisíveis aos olhos da população.
— Isso é algo que estamos modificando continuamente — disse Bratton.
A explosão de bombas no aeroporto de Bruxelas deve alterar as medidas de segurança adotadas nos aeroportos americanos. Segundo a agência Reuters, fontes da administração federal devem anunciar ainda nesta terça-feira o reforço da segurança.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |