sexta-feira, 4 de setembro de 2015

CASO PETROBRAS: Janot denuncia presidente da CCJ da Câmara e senador do PP por corrupção

ESTADAO.COM.BR
Por Talita Fernandes
REDAÇÃO

Procurador-geral da República acusa deputado Arthur Lira (PP/AL) e seu pai, senador Benedito Lira (PP/AL), também por lavagem de dinheiro
Arthur Lira. Foto: Luis Macedo/Agência Câmara

BRASÍLIA – A Procuradoria-Geral da República (PGR) ofereceu denúncia hoje contra o deputado Arthur Lira (PP-AL) e de seu pai, o senador Benedito Lira (PP-AL) pela prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no esquema investigado na Operação Lava Jato. Os dois são alvos de dois inquéritos abertos em março no Supremo Tribunal Federal (STF).
A denúncia foi encaminhada hoje à Corte, depois de a Polícia Federal ter também encaminhado um relatório que apontava indícios da prática de crimes. O deputado é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, onde passam todos os projetos que tramitam na Casa.
Embora a PF tenha encaminhado ao Supremo um pedido de afastamento dos dois políticos do mandato de parlamentar, tal solicitação não consta na denúncia. A PF acredita que os dois parlamentares possam estar usando o cargo para se livrarem das investigações.
Benedito Lira. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Os dois políticos são acusados de receber vantagens ilícitas de obras realizadas pela Petrobrás por meio de doações oficiais e de pagamento de dívidas eleitorais e tiveram seus nomes citados pelos delatores do esquema responsável por desviar recursos da Petrobrás.
Os parlamentares foram citados por três delatores da Lava Jato: o doleiro Alberto Youssef, o ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa e o empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC. De acordo com Youssef, Arthur Lira teve uma dívida de R$ 200 mil paga pelo esquema. A denúncia ainda permanece em sigilo por conter trechos da delação de Ricardo Pessoa, que ainda permanece sob sigilo no Supremo.
Para que ambos se tornem réus e passem a responder a uma ação penal no STF é preciso ainda que sejam realizadas oitivas das testemunhas e das partes envolvidas e ainda que o pedido seja analisado e aceito pelos ministros da Segunda Turma da Corte.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |