quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

TERROR: Terrorismo na França

ESTADAO.COM.BR

Três homens armados foram responsáveis pelo atentado à sede do jornal satírico Charlie Hebdo, em Paris
(Foto: AFP)
Um ataque a tiros na sede do jornal satírico Charlie Hebdo deixou 12 pessoas mortas e 11 feridas, na quarta-feira 7.
Três homens armados e com máscaras no rosto foram responsáveis pelo ataque. Dois deles são irmãos: Said Kouachi e Chérif Kouachi - que já foi preso, em 2005, e condenado, em 2008, por crime de terrorismo. 
O presidente francês, François Hollande, classificou o ato como "ataque terrorista" e a polícia continua a busca pelos suspeitos. Na manhã desta quinta-feira, 8, um novo atentado em Porte de Chatillon deixou uma policial morta e um ferido.
Durante a madrugada, locais de culto muçulmano foram alvos de ataques com explosivos , mas não houve vítimas.
Minuto a Minuto
  • 15h25
    08/01/2015
    Said Kouachi, um dos dois irmãos procurados pela polícia na investigação sobre o atentado contra o jornal Charlie Hebdo, foi "formalmente reconhecido em uma foto como agressor", dise Berbard Cazeneuve, ministro do Interior da França.
    Said Kouachi, "residente em Reims" e "desempregado", "nunca foi procurado ou condenado, mas sempre esteve por trás dos negócios do irmão" mais novo, um jihadista conhecido dos serviços antirerroristas, acrescentou o ministro. 
  • 15h12
    08/01/2015
    a
    Forçasde segurança francesas percorrem Corcy, norte da França, em busca dos suspeitos de ataque a jornal

  • 14h29
    08/01/2015
    Segundo um jornalista do Le Figaro, as forças de segurança continuam uma busca dos dois principais suspeitos do atentado ao Charlie Hebdoem Longpont e Corcy, cidades ao leste de Villers-Cotterêts.
    Nas duas cidades, os policiais percorrem todas as residências. De acordo com o repórter, os moradores estão trancados em suas casas e apartamentos. A cidade de Longpont, com 300 habitantes, está completamente desolada.
  • 14h22
    08/01/2015
    Autoridades médicas da região de Ile-de-France informaram que osquatro feridos gravemente no ataque ao Charlie Hebdo continuam hospitalizados. Nesta tarde, eles foram operados.
    Sete pessoas que estavam entre os 11 feridos foram transferidas para outros hospitais e 65 realizam acompanhamento por trauma psicológico após o atentado.
  • 14h17
    08/01/2015
    'Ao atacar a imprensa quem perde é a democracia', diz o professor de Relações Internacionais da ESPM Heni Ozi Cukier. Para ele é preciso vetar as ações de grupos que impedem a liberdade de expressão.Assista à entrevista
  • 14h03
    08/01/2015
    "É uma guerra declarada à civilização", concluiu o ex-presidentefrancês Nicolas Sarkozy, que se reuniu nesta quinta-feira, 8, com opresidente François Hollande no Palácio do Eliseu. "Diante dabarbárie, a civilização deve se defender."
  • 13h57
    08/01/2015
    Marine Le Pen anunciou nesta quinta-feira, 8, sua exclusão da "marcha republicana" prevista para o domingo em homenagem ao jornal de humor francês 'Charlie Hebdo', dizendo que não há "mais união nacional". "As coisas estão claras. Eles declararam" que a Frente Nacional não é bem vinda, "em relação a uma reunião para a qual foram convidados todos os partidos políticos menos a FN. Não há mais união nacional, ela desapareceu", acusou a líder do FN, em declaração à agência 'France Presse'.
  • 13h46
    08/01/2015
    A Rádio do Estado Islâmico (EI) quailificou os autores do ataque ao jornal de humor 'Charlie Hebdo' ocorrido na quarta-feira de "heróis", segundo a agência 'France Presse'. "Heróis jihadistas mataram 12 jornalistas e feriram mais de dez outros trabalhando no jornal 'Charlie Hebdo' para vingar o profeta Maomé", dizia o boletim da rádio Al-Bayanedo EI, que controla grandes porções teritoriais no Iraque e na Síria.
  • 13h27
    08/01/2015
    Grã-Bretanha elevou suas medidas de segurança em portos efronteiras após o atentado em Paris, embora autoridades do país tenham declarado que não há novas ameaças específicas. O gabinete do primeiro-ministro David Cameron informou que o nível nacional para alerta contra terrorismo continua "grave", o segundo mais alto de uma escala de cinco níveis, o que significa que autoridades de inteligência acreditam que a possibilidade de um ataque é alta. (Leia mais
  • 13h05
    08/01/2015
    Nível de alerta atentado extendido até a região de Picardie, vizinha a Paris. Segue o cerco da região em que se supõe estejam os responsáveis pelo ataque ao Charlie Hebdo
    (Andrei Netto, correspondente / Paris)
  • 12h52
    08/01/2015
    A polícia francesa cercou uma casa a 60 km de Paris em busca dos dois  suspeitos do atentado à revista Charlie Hebdo, segundo o jornal Le Figaro.  De acordo com a imprensa local, furgões e helicópteros da polícia estão na região.
    Dois suspeitos do atentado a revista Charlie Hebdo estariam cercados em uma casa em Crépy-en-Valois, cerca de 60 quilômetros ao norte de Paris, informa o jornal Le Figaro. De acordo com a imprensa local, furgões e helicópteros da polícia cercam o local em Crépy-en-Valois.

  • 11h43
    08/01/2015
    Testemunhas no posto de gasolina de Villers-Cotterêts tiveram contato com os dois armados e encapuzados, que fugiram, segundo FranceInfo.
    (Andrei Netto, correspondente / Paris)
  • 11h36
    08/01/2015
    Segundo a imprensa local, a polícia encontrou coquetéis molotov e uma bandeira jihadista no carro que teria sido abandonado pelos dois principais suspeitos do ataque ao Charlie Hebdo
  • 11h13
    08/01/2015
    A seção antiterrorismo da Procuradoria de Paris está responsável pela investigação sobre o tiroteio desta manhã, que terminou com uma policial morta, principalmente em razão do "atual contexto". Segundo a Procuradoria, ainda não há um vínculo entre o tiroteio e o atentado aoCharlie Hebdo
  • 10h42
    08/01/2015
    a
    Segue a expectativa em torno do cerco realizado na cidade deVillers-Cotterêts, na região metropolitana de Paris, onde dois suspeitos de perpetrar atentados na França teriam sido localizados, segundo os jornais Le Figaro e Le Parisien. Umaoperação policial está em curso no entorno de um posto de gasolina situado na região metropolitana, mas o Ministério do Interior ainda não confirma o cerco, muito menos a prisão dos dois suspeitos
    (Andrei Netto, correspondente / Paris)

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |