terça-feira, 21 de maio de 2013

MUNDO: Obama coloca recursos à disposição de vítimas de tornado em Oklahoma

Do UOL, em São Paulo 

Tornados causam destruição em Estados norte-americanos
21.mai.2013 - Abby Madi (à esq.) e Peterson Zatterlee acariciam o cão do rapaz, Rippy, encontrado nos escombros de casas do bairro de Moore, em Oklahoma, destruídas pela passagem de um tornado no domingo (19). Ao menos 91 pessoas, 20 delas crianças, morreram em consequência da passagem de tornados pelo centro-sul dos Estados Unidos desde então Gene Blevins/Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez, na manhã desta terça-feira (21), um breve pronunciamento prometendo recursos e auxílio às vítimas do tornado que devastou parte da região de Oklahoma City (EUA), distante 1.851 km de Washington DC.
"Ontem falei com a governadora [de Oklahoma] Mary Fallin para deixar claro que vou deixar todos os recursos que eles precisem", afirmou. "Oklahoma precisa de recursos imediatamente."
Na noite de segunda-feira (20), Obama declarou estado de desastre na região, o que abre caminho para a ajuda federal às áreas devastadas nos condados de Cleveland, Lincoln, McClain, Oklahoma e Pottawatomie.
O presidente também enviou o chefe da Agência Federal de Gerenciamento de Emergência, Craig Fugate, para a área mais atingida pelo tornado.
Obama também disse que suas preces estão com o povo de Oklahoma e agradeceu o trabalho de professores, voluntários e equipes de resgate.
Para o presidente, "um dos mais destruidores tornados da história" passou pela região de Oklahoma City.
"Em um instante, muitas casas foram destruídas e dezenas de pessoas perderam suas vidas. Entre elas, estavam crianças tentando buscar abrigo no lugar mais seguro que conheciam: a escola", afirmou.
Segundo Obama, o trabalho de reconstrução da região será longo.
"Onde havia salas e quartos e classes agora há lugares vazios. Precisos encher estes espaços com amor, risadas e trabalho em comunidade", disse.
Número de mortos é revisto
Autoridades de Oklahoma City afirmaram nesta terça-feira que foram resgatados 24 corpos depois da passagem do tornado devastador por Moore, em Oklahoma, uma queda significativa em relação às11 mortes anunciadas anteriormente.
"Nós temos boas notícias. O número certo agora é 24", afirmou Amy Elliott, chefe administrativa da equipe de legistas de Oklahoma City. O número divulgado anteriormente de 51 mortos pode ter contado duas vezes o mesmo caso, segundo Elliott.
"Houve muito caos", disse.
Ela afirmou, no entanto, que outros corpos ainda podem ser encontrados em meio a escombros. Apenas três vítimas, segundo ela, não foram identificadas entre os corpos resgatados. (Com agências internacionais)

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |