sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

MUNDO: Terremoto de 7,4 na escala Richter atinge Japão e causa tsunami de 1 metro

COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Governo emitiu alerta de emergência para costa Nordeste, devastada em 2011
Bombeiros em alerta após terremoto atingir área de Rikuzentakata, no nordeste do Japão - REUTERS


TÓQUIO - Um tremor de 7,4 na escala Richter atingiu nesta sexta-feira o Nordeste do Japão, a mesma região afetada pela tragédia de 2011, revivendo o trauma das ondas gigantes que varreram a costa do país. Cerca de dez pessoas ficaram feridas. O sismo foi sentido na capital Tóquio e provocou uma tsunami de um metro de altura na cidade de Ishinomaki, na região metropolitana de Miyagi, e ondas menores em outras cidades. A área de Fukushima, onde há uma usina nuclear com seis reatores, também entrou na lista de alerta da Agência Meteorológica do Japão, e o governo aconselhou os moradores da costa a buscarem áreas mais altas.
A empresa Tokyo Electric Power Co (Tecpo), que administra a termonuclear, divulgou um comunicado tranquilizando a população e afirmando que não houve anormalidades na produção da usina após o tremor desta sexta.
Segundo a emissora NHK, o governo emitiu um alerta de tsunami para diversas áreas costeiras do Nordeste do país, mas ele foi cancelado duas horas depois. O sismo foi seguido de uma série de réplicas, a mais forte de 6,2 na escala Richter. Segundo informações da rede CNN, a série de tremores assustou os japoneses, pois teria durado mais tempo do que o habitual.
Em Miyagi, onde uma onda de um metro de altura atingiu a costa, cidadãos foram alertados por autoridades para procurar lugares seguros e altos. Moradores foram retirados por bombeiros de algumas áreas de risco e a prefeitura já está montando um esquema de resposta a emergências.
Num primeiro momento, o Serviço Geológico dos EUA estimou o terremoto em 7,3, sem risco de tsunami, mas fez uma revisão e aumentou a qualificação para 7,4.
Em março de 2011 a área foi devastada por um terremoto e uma tsunami devastadores. A catástrofe levou a um vazamento em um dos reatores da usina nuclear de Fukushima, contaminando alimentos e água. Embora o governo tenha declarado em dezembro que o desastre estava sob controle, boa parte da área ainda está desabitada.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |