quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

ECONOMIA: Em ata, Copom aumenta previsão de inflação para 2012

Do UOL, em São Paulo

O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a projeção de inflação para 2012 tanto pelo cenário de referência quanto de mercado, e ambos encontram-se acima do centro da meta, de 4,5% pelo IPCA.
Para 2013, mostrou a ata do Copom divulgada nesta quinta-feira, a autoridade monetária manteve suas projeções para inflação nos dois cenários, mas também acima do centro da meta.
Juros
O Copom reiterou na ata que a estabilidade da taxa básica de juros por tempo "suficientemente prolongado" é a "estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta", fixada pelo governo em 4,5% ao ano.
O documento refere-se à reunião em que o colegiado decidiu manter a meta da taxa Selic em 7,25% ao ano. O comitê voltou a admitir que essa convergência deverá ocorrer "de forma não linear".
No último Relatório Trimestral de Inflação, a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a referência para a fixação da meta, está projetada em 4,8% ou 4,9% para 2013, dependendo do cenário considerado, ainda acima do centro da meta, portanto.
A ata da última reunião do ano, realizada na semana passada, veio mais enxuta. O texto desta vez tem 74 itens, seis a menos do que o documento anterior. Os itens a mais estavam nos três trechos iniciais, que consistem na parte mais importante da ata (evolução recente da economia, avaliação prospectiva das tendências da inflação e implementação da política monetária).
(Com informações de agências)

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |