sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Educação - Ministério da Educação divulga notas do Enem 2012

De OGLOBO.COM.BR

Candidatos relatam dificuldade no acesso aos resultados no site
Inep divulga manual sobre cálculo das notas
Inscrições para o Sisu começam no dia 7 de janeiro
Modelo da página com os resultados do Enem Reprodução

RIO – O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta sexta-feira (28), as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Os mais de 4 milhões de candidatos que fizeram as provas em novembro podem consultar a pontuação através do linkhttp://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/
O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro áreas das provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota de redação. Para acessar os resultados, o estudante precisa informar o CPF ou o número de inscrição e a senha de cadastro. O espelho com a correção das redações só estará disponível em fevereiro.
Nas redes sociais, no entanto, vários estudantes relatam dificuldades para ver as notas no site. Ao tentarem acessar os resultados, segundo eles, aparece uma mensagem de "erro inesperado". A assessoria de imprensa do MEC afirmou que não está havendo nenhuma falha técnica e que o problema pode ser causado pelo grande número de pessoas tentando acessar o site. De acordo com o órgão, nos primeiros cinco minutos de liberação das notas houve mais de 150 mil acessos simultâneos.
TRI
A metodologia utilizada na correção do Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Para o cálculo da nota, leva-se em conta não apenas o número de acertos do candidato, como nos vestibulares tradicionais, mas o nível de dificuldade de cada item. Uma questão que teve baixo índice de acertos é considerada “difícil” e, portanto, tem mais peso na pontuação final. Aquelas que têm alto índice de acertos são classificadas como “fáceis” e contam menos pontos na nota final. Dessa forma, dois participantes que acertaram o mesmo número de itens podem ter médias finais diferentes.
Para ajudar os estudantes a entenderem melhor a nota, o MEC divulgou também nesta sexta o Guia do Participante, que explica como é feito o cálculo. O manual pode ser acessado aqui.
Vazamento
Uma falha no site do Ministério da Educação (MEC), nesta quinta, permitiu que estudantes visualizassem suas notas na prova de redação antes da divulgação oficial. A assessoria de imprensa do MEC confirmou a falha, mas não soube informar quantos alunos tiveram acesso às notas. De acordo com o MEC o acesso foi possível por meia hora para alunos que estavam logados no site do Enem com seu CPF e senha. Apenas a nota da redação foi disponibilizada. Segundo a assessoria do MEC, não houve invasão de terceiros no sistema. A falha foi causada durante uma “carga” no sistema feita pela equipe técnica do MEC que fazia o preparativo para a divulgação completa de todas as provas, que acontece nesta sexta-feira.
Inscrição no Sisu
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2013 estarão abertas entre 7 e 11 de janeiro. O estudante pode se inscrever em até duas opções de vaga e deve especificar, em ordem de preferência, as suas escolhas em instituição, local de oferta, curso e turno. No ato da inscrição, o candidato também deve informar a modalidade de concorrência, podendo optar pelas vagas reservadas em decorrência daLei de Cotas ou demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas por cada instituição, bem como as vagas destinadas à ampla concorrência. Os candidatos serão convocados com base na nota do Enem em duas chamadas subsequentes, nos dias 14 e 28 de janeiro. Nesta edição, serão oferecidas 129.279 vagas em 101 instituições do país.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |