sexta-feira, 2 de março de 2012

ECONOMIA: Em mais uma tentativa de segurar queda do dólar, BC limita financiamento à exportação

De O GLOBO.COM.BR

Gabriela Valente
Pagamento antecipado que ultrapassar 360 dias terá cobrança de alíquota de 6% do IOF
BRASÍLIA — O Banco Central (BC) anunciou no começo da noite desta quinta-feira mais uma medida para restringir a entrada de dólares no país. Restringiu a entrada de dólares por "pagamento antecipado de exportações". A autarquia identificou que muitos recursos especulativos ingressavam no pais disfarçados desse tipo de financiamento para os exportadores. A intenção era driblar a cobrança de Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) na estrada do dinheiro. E nenhum imposto era pago na saída dos recursos.
Por isso, o autoridade monetária estabeleceu que instituições financeiras, nem empresas poderão mais fazer esse tipo de operação para os exportadores. Apenas o importador será autorizado a financiar as suas compras nessa modalidade. O prazo, que era ilimitado, foi fixado em 360 dias que é o normal da cadeia produtiva brasileira.
Entraram por essa aplicação no país US$ 8 bilhões em janeiro e fevereiro. Isso representa 46% a mais do que ingressou no primeiro bimestre do ano passado. Ao longo de 2011, o BC resgistrou o ingresso de US$ 54 bilhões por esse caminho. A medida está publicada no Diário Oficial de hoje.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |