sexta-feira, 27 de abril de 2018

ESPORTES: Fifa anuncia banimento de Marco Polo Del Nero para sempre do futebol

OGLOBO.COM.BR
POR IGOR SIQUEIRA / COM AFP

Ex-presidente da CBF foi punido por violar cinco artigos do Código de Ética da organização

Na foto, ex-presidente da CBF Marco Polo Del Nero - Aloisio Mauricio / Agência O Globo

A Fifa deu um fim definitivo à carreira de dirigente de futebol do ex-presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, nesta sexta-feira. O Comitê de Ética da entidade decidiu banir o cartola brasileiro, de 77 anos, de todas as atividades relacionadas à modalidade.
Em nota, a câmara de decisão considerou Del Nero culpado por violar os artigos do Código de Ética que tratam de suborno e corrupção, oferecer ou aceitar presentes ou outros benefícios, conflitos de interesse, lealdade e regras gerais de conduta. O impedimento inclui ainda a imposição de uma multa de 1 milhão de francos suíços (equivalente a cerca R$ 3,5 milhões).
Del Nero levou um primeiro gancho do órgão da Fifa em 15 de dezembro de 2017 — suspensão de 90 dias — por conta das citações no julgamento de José Maria Marin na Justiça dos Estados Unidos. A entidade prorrogou a suspensão por mais 45 dias e, agora, resolve por uma medida definitiva. As investigações a respeito da conduta de Del Nero dão conta do recebimento de propina na negociação dos direitos comerciais das competições sul-americanas e da Copa do Brasil.
Marco Polo nega as acusações. Pouco depois de o banimento ser anunciado pela Fifa, a defesa do cartola divulgou um comunicado no qual afirma que o Comitê "não foi capaz de produzir qualquer prova referente ao seu suposto envolvimento em esquermas de corrupção". Os advogados também prometeram recorrer da decisão. (Leia a íntegra abaixo)
Com Del Nero banido, quem continua à frente da CBF, pelo menos de nome, é o Coronel Nunes. Operacionalmente, o poder fica com Rogério Caboclo, presidente eleito para o mandato 2019-2023 e diretor executivo de gestão da entidade. Caboclo teve o apoio de Del Nero para vencer o pleito, tendo sido candidato único.
Em janeiro, Marco Polo apresentou a defesa à Fifa em uma audiência por videoconferência. Dirigentes próximos chegaram a ficar otimistas após a ocasião, mas os sinais dos últimos tempos vindos de Zurique já indicavam que as notícias não seriam boas para o dirigente.
Del Nero é suspeito, com base em investigações da Justiça dos Estados Unidos, de ter recebido e "herdado" propina em um esquema do qual faziam parte todos os dirigentes do futebol sul-americano. Ele é o único remanescente da geração de dirigentes que já foram presos, como é o caso de José Maria Marin, ex-presidente da CBF, ou admitiram culpa e passaram a colaborar com as autoridades. Del Nero e Ricardo Teixeira são citados, mas, como não pisaram fora do Brasil desde o estouro do escândalo, não correm risco de prisão, já que que cidadãos brasileiros não são extraditados.
Independentemente da posição da Fifa, Del Nero, de 77 anos e que tomou posse em abril de 2015, já tinha desistido de tentar um novo mandato na CBF. No entanto, um último esforço político foi dar a bênção para que Rogério Caboclo tivesse o apoio massivo das federações estaduais e se convertesse no único candidato com os requisitos previstos no estatuto para concorrer ao pleito (apoio mínimo de oito federações e cinco clubes).

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |