segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ECONOMIA: Ibovespa amplia queda e dólar está valendo R$ 1,822

De O GLOBO.COM.BR

João Sorima Neto
Valor

Moody’s informou que pode rebaixar UE mesmo após acordo para salvar o euro
SÃO PAULO - O dólar abriu a semana operando em alta frente ao real, refletindo a desconfiança dos investidores em relação ao acordo assinado na semana passado por 26 países da União Europeia para salvar o euro. Às 12h10m a moeda americana tinha alta de 0,88% sendo cotada a R$ 1,822. O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, segue o pessimismo dos investidores na Europa e cai. Às 12h10m, a baixa era de 1,09% aos 57.603 pontos.
A agência de classificação de risco Moody's revelou que pode revisar o rating de todos os países da União Europeia, mesmo após o acordo para salvar o euro, no primeiro trimestre. Isso devido à falta de "medidas decisivas" para encerrar a crise de dívida da região.
O pacto firmado na semana passada pelos líderes europeus prevê mais controle dos dos orçamentos e punião para aqueles que desrespeitarem as regras do déficit. O banco central da Alemanha informou que está disposto a fornecer ao Fundo Monetário Internacional (FMI) uma linha de crédito adicional de até 45 bilhões de euros, dependendo da aprovação da Câmara Baixa do Parlamento alemão (Bundestag). Na semana passada, líderes União Europeia aninciaram que podem emprestar até 200 bilhões de euros para o FMI, para que o Fundo possa ajudar países com problemas de financiamento. Mas parece que só um reforço de caixa não está sendo suficiente para animar os investidores.
- A cúpula de líderes trouxe muitos progressos em relação a uma união fiscal dos 17 países do euro. Mas ainda há incertezas de como será o processo. Na Irlanda, por exemplo, ainda há dúvidas se um referendo será necessário para aderir ao acordo. Se um referendo for necessário, o mercado poderá interpretar como um sinal de fraqueza do acordo. As mesmas incertezas existem na Aústria, Finlândia e Holanda. E o acordo vai funcionar? Esforços coordenados para austeridade fiscal sempre implicam riscos. E o acordo permitirá que o Banco Central Europeu seja mais agressivo? A resposta parece ser não. Financiar os países em problemas continua legalmente proibido. E o BCE ficará sob pressão para comprar mais títulos, em larga escala no mercado secundário? A resposta será dada pelo mercado, já que Italia e Espanha devem vender títulos dívida nos próximos dias. Esta será uma semana decisiva - explica ao GLOBO Jens Nordvig, analista da corretora japonesa Nomura.
Por isso, as principais bolsas da Europa apresentam forte desvalorização: Madri cai 2,38%; Frankfurt tem desvalorização de 2,02%; Paris registra perdas de 1,60% e Londres cai 0,65%.
Nesta segunda-feira, a Itália vendeu 7 bilhões em títulos com vencimento de 12 meses a um custo de 5,92%, bem menor que o recorde registrado no mês passado de 6,087%,. A demanda pelos papéis superou em quase duas vezes a oferta. O problema na Itália são as consequências destas medidas na vida de trabalhadores e aposentados e os sindicatos convocam uma greve de protesto.
No Brasil, o boletim Focus divulgado mostrou que espera menor crescimento econômico para este ano e em 2012. Para este ano, a previsão caiu de 3,09% para 2,97% e para o ano que vem de 3,48% para 3,40%. Já para a inflação, a previsão caiu de 5,49% para 5,42, em 2012, e para este ano o IPCA deve ficar mesmo no teto da meta: 6,5%. Para 2012, o mercado que a taxa Selic fique em 9,5%.
Os juros futuros apontavam leve baixa na manhã desta segunda-feira, após o relatório Focus do Banco Central mostrar nova redução nas estimativas do mercado para a Selic em 2012. Por volta de 9h45, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) janeiro de 2013 cedia 0,02 ponto, para 9,83% ao ano, o DI janeiro de 2014 perdia 0,03 ponto, a 10,14%, e o DI janeiro de 2015 recuava 0,01 ponto, para 10,50% ao ano.
Na Ásia, os mercados ainda refletiram positivamente o acordo feito pelo bloco europeu. O índice Nikkey teve alta de 1,4%.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |