segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

MUNDO: Neve na Europa faz TAM cancelar voos para Londres e Paris

Do UOL Notícias, em São Paulo

A TAM Linhas Aéreas informa nesta segunda-feira (20) que cancelou todos os voos que sairiam hoje dos aeroportos de Guarulhos (SP) e Tom Jobim/Galeão (RJ) com destino a Londres, por conta dos problemas meteorológicos registrados na Europa. Os voos que partiriam da capital inglesa com destino ao Brasil também foram cancelados.
Os voos afetados são o JJ8084, que sairia hoje de Guarulhos para Londres, o JJ8088, que sairia amanhã do Galeão para Londres, o JJ8085, que estava previsto para sair de Londres no domingo com destino a Guarulhos e o JJ8089, de Londres para o Galeão.
Durante o final de semana, diversos voos da TAM que partiam para Londres e Paris foram afetados pelo mau tempo. Nesta segunda-feira, o voo JJ8053, que partiria da capital francesa para Guarulhos, com escala no Galeão, foi cancelado.
Segunda a companhia, os passageiros afetados poderão remarcar as passagens sem taxas pela Central de Atendimento da TAM. No Brasil, os telefones são 4002-5700 (capitais) ou 0800 570 5700 (demais localidades). No Reino Unido, o número é 44 (0)20 8741 2005. A TAM também afirma que está oferecendo transporte, alimentação e hospedagem aos clientes.
De acordo com a Infraero, 11,2% dos voos domésticos (112) e 16,2% dos voos internacionais (11) sofreram atrasos nesta segunda-feira. Houve 25 cancelamentos, sendo quatro voos internacionais, todos no aeroporto do Galeão.
Neve na Europa
Após quatro dias consecutivos de temporal na Europa, milhares de pessoas enfrentam nesta segunda-feira mais transtornos no transporte por causa das nevascas e das baixas temperaturas registradas.
No Reino Unido, os principais aeroportos se viram obrigados a cancelar e atrasar voos. Várias pessoas voltaram a passar a noite nos diferentes aeroportos do país após ver seus voos cancelados, e embora os principais terminais aéreos estejam abertos - Heathrow, Stansted, Edimburgo e Southampton -, há cancelamentos e atrasos.
A companhia aérea British Airways (BA) informou que espera que cerca de 60 voos partam hoje de Heathrow, o aeroporto de maior tráfego da Europa, apesar de haver muitos cancelamentos.
Alemanha
Novas nevascas em grande parte da Alemanha agravaram a caótica situação da maioria dos aeroportos do país, onde se multiplicam os cancelamentos e os atrasos.
O aeroporto de Frankfurt (oeste da Alemanha), o de maior tráfego da Europa continental, continua registrando graves problemas e a Fraport, a empresa gerente, informou no começo do dia que pelo menos 292 voos, dos 1.325 previstos para hoje, serão cancelados.
A Fraport estima, no entanto, que todos os voos internacionais poderão decolar durante o dia de hoje, embora previsivelmente com notáveis atrasos.
Desde sexta-feira foram cancelados 1.800 voos em Frankfurt, cerca de um terço de todos os programados, por causa do temporal de neve e vento denominado "Petra".
A situação é também complicada em outros aeroportos alemães como o de Düsseldorf (oeste do país), Hamburgo (noroeste) e os dois de Berlim (nordeste), Tegel e Schönefeld, que somam dezenas de cancelamentos.
A Alemanha está há quase três semanas de forma praticamente ininterrupta sob uma camada de neve, o que dificulta o trânsito por terra e o tráfego aéreo.
França
Devido a neve no norte da França, dezenas de voos foram anulados nos dois aeroportos de Paris e no de Beauvais, além da proibição de circulação de caminhões na região da capital.
O aeroporto de Orly, em Paris, não deve iniciar suas operações pelo menos até as 9h (horário local), porque a dezena de centímetros de neve que se acumularam desde a madrugada impedem as decolagens e aterrissagens.
No Charles de Gaulle, apesar da situação não ser tão crítica, antes das 8h já tinham se anulado mais de uma dezena de voos pelos efeitos dos problemas acumulados durante o fim de semana e pela impossibilidade de estabelecer ligações com outros aeroportos europeus também afetados pela neve.
Cerca de 3.000 pessoas que não puderam tomar seus voos dormiram a noite passada nos terminais de Charles de Gaulle, que esta manhã tem todas suas pistas abertas.
Nas estradas, as autoridades decidiram esta madrugada proibir a circulação de caminhões em toda a região Île-de-France e em alguns dos 21 departamentos do norte da França que estavam em alerta laranja.
Os serviços meteorológicos informam hoje que a frente que deixou nevascas no norte da França, e que tinha chegado do Atlântico, tinha terminado sua passagem pela Bretanha e Normandia e se dirigia rumo ao leste.
Leia mais
Frio intenso mata 3 pessoas no leste da Hungria

*Com agências internacionais

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |