terça-feira, 10 de dezembro de 2019

MUNDO: Avião da Força Aérea do Chile desaparece com 38 pessoas a bordo

OGLOBO.COM.BR
Agências internacionais

Aeronave decolou às 16h55 (horário local e de Brasília) e perdeu contato com a base de controle às 18h13

SANTIAGO — A Força Aérea do Chile disse, na madrugada desta terça-feira, que o avião militar C-130 Hércules que havia desaparecido na véspera, com 38 pessoas a bordo, sofreu um acidente. Operações de busca para encontrar a aeronave, que viajava em direção à Antártica, já tiveram início.
Segundo a Força Aérea, o avião decolou da cidade de Punta Arenas, no extremo austral do Chile, às 16h55 (horário local e de Brasília). Ela se dirigia à base aérea Presidente Eduardo Frei Montalva, na Antártica, uma viagem de cerca de 2h30 de duração.
O avião, no entanto, perdeu contato com a base aérea às 18h13, enquanto sobrevoava a Passagem de Drake, parte do Oceano Atlântico entre a América do Sul e a Antártica. À bordo, estavam 17 membros da tripulação e 21 passageiros — 15 eram integrantes da Força Aérea, três do Exército, dois da empresa de construção privada Inproser e um funcionário da Universidade de Magallanes.
"A aeronave cumpria tarefas de apoio logístico, levando funcionários para a revisão do oleoduto flutuante de abastacimento de combustível da base e para realizar o tratamento anticorrosivo das instalações", disseram os militares sobre o propósito da viagem.
A Força Aérea declarou "estado de alerta por perda das comunicações" e ativou uma operação de resgate com aeronaves e navios da Marinha. A aeronave foi declarada "danificada" após sete horas do incidente, pois o avião tinha combustível suficiente para permanecer no ar até apenas 00h40 desta terça-feira.
"Todos os meios áereos e marítimos, nacionais e estrangeiros, disponíveis na região continuam os trabalhos de busca na área onde a aeronave se perdeu a fim de resgatar possíveis sobreviventes", disse a Força Aérea. Segundo a imprensa chilena, os Estados Unidos, a Argentina e o Uruguai auxiliam a operação.
Em seu Twitter, o presidente Sebastián Piñera disse enviar "seus pensamentos e orações" para as famílias daqueles que estavam à bordo do avião. O líder, que foi ao centro de monitoramento da Força Aérea ainda na noite de ontem, cancelou sua ida à posse do presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, nesta terça-feira em razão do desaparecimento. Seu ministro da Defesa, Alberto Espina, viaja para a cidade de Punta Arenas para acompanhar de perto as operações.
O Hercules possui duas balsas, possui um transmissor de local de emergência e estava viajando a cerca de 25.000 pés, como é usual nesta rota. Segundo o general Eduardo Mosqueira, comandante-chefe da brigada aérea da qual a aeronave fazia parte, o piloto não enviou alertas ou pedido de ajuda.
— A tripulação é treinada para realizar essas missões na Antártica — disse Mosqueira. — É uma área totalmente inóspita: apenas água, água e água. A Marinha registra ondas de quatro a seis metros de altura.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |