quarta-feira, 17 de abril de 2019

ECONOMIA: Petrobras anuncia aumento do preço do diesel em R$ 0,10

OGLOBO.COM.BR
Bruno Rosa

Anúncio foi feito pelo presidente da estatal, Roberto Castello Branco

Fachada da sede da Petrobras, no Rio Foto: Arquivo

RIO - O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, acaba de anunciar aumento do preço do diesel em R$ 0,10, variação de 4,8%, no mínimo, e 5,1% no máximo nos 35 pontos de venda.
- Continuamos com a paridade internacional. A política é essa e vai continuar a ser. 
Em entrevista na sede da estatal, no Centro do Rio, Castello Branco disse que a empresa não teve perdas nos ultimos dias sem o reajuste.
- Perda zero porque as operações são hedgeadas. O preço de paridade internacional ficou superior ao cobrado aqui. Mas, por outro lado, a tecnologia financeira é amperímetro se travar o preço. Não perdemos, como ganhamos um pouco.
Segundo ele, a variação de preço é inferior agora que a anunciada na quinta. Houve dois itens, como o frete marítimo que caiu. "E ganhamos com a operação de hedge".
- O objetivo da operação é se proteger. E isso possibilitou ter uma variação mínima no preço de 4,5% e no máximo de 5,1%. Na média, a alta é de 4,84%.
Na semana passada, a Petrobras suspendeu o reajuste de 5,7% no preço do diesel a pedido do presidente Jair Bolsonaro
Castello Branco disse ainda que nada impede que a periodicidade de reajustes seja mudada.
- Em vez de se amarrar a 15 dias, nada impede que esse período seja mudado -, acrescentando que este deve ser feito quando necessário.
Segundo o presidente da estatal, a continuidade de preços da Petrobras e a venda das refinarias vão mostrar que o Brasil terá competição e que a Petrobras não vai sofrer com interferências. Para ele, não há razão para desacreditar por conta das declarações de Bolsonaro.
- Ele soube agora (do reajuste). Não soube antes. Ele tem muita coisa para se preocupar. 
Na semana passada, existiam razões para se preocupar. Por isso, ele me ligou e me informou sobre a preocupação dele. Por isso, suspendemos o reajuste temporariamente.
Castello Branco defendeu ainda a abertura do mercado de combustíveis no país.
- O monopólio não é bom para o monopolista, pois ele vai repassar sua ineficiência. Só vejo greve de caminhoneiros no Brasil e na França porque há estatais produtoras de petróleo. Não gostamos de solidão no mercado. Queremos ter competição. Quero uma Petrobras mais forte e mais saudável para vencer no mercado.
Ele afirmou também que não há cronograma para a venda das refnarias e que o modelo ainda está sendo finalizado. o presidente da estatal destacou que a companhia obedece a todas as normas de governança e que de abril a maio serão realizadas reuniões da diretoria e do conselho.
Ele ressaltou ainda que a estatal está sempre disposta a ser o mais transparente possível.
- Não existe caixa preta na Petrobras.
Cartão caminhoneiro
Castello Branco explicou que o lançamento de uma cartão caminhoneiro foi uma iniciativa da Petrobras. Segundo ele, não é um cartão social, mas um instrumento competitivo com o objetivo de fidelizar um grupo de consumidores.
- A BR e a Petrobras não vão subsidiar ninguém.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |