quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

ECONOMIA: Dólar tem pregão de correção e fecha em alta de 0,72%, a R$ 3,881

OGLOBO.COM.BR
Ana Paula Ribeiro

Bolsa sobe 0,99%; ações da Gol avançam 4% com MP que garante capital estrangeiro em aéreas

Cédulas de dólar, a moeda oficial dos Estados Unidos Foto: Jose Luis Gonzalez / Reuters

SÃO PAULO — Os investidores aproveitaram para comprar dólar após a divisa recuar mais de 1% na véspera. A moeda americana subiu 0,72% ante o real, encerrando os negócios cotada a R$ 3,881. Essa valorização ocorreu mesmo em meio a um cenário de risco mais ameno no exterior. O Ibovespa, principal índice de ações local, subiu 0,99%, aos 87.837 pontos.
O pregão foi marcado pela redução dos volumes de negócios. Na expectativa de agentes do mercado financeiro, essa deve ser a tônica deste final de ano.
- Ocorreu um movimento de recomposição de posições após o dólar ter ficado "barato" ontem, em um mês em que tradicionalmente ocorrem saídas de fluxo estrangeiro - explicou Jefferson Luiz Rugik, analista da Correparti Corretora de Câmbio. 
Próximo ao horário de encerramento dos negócios no Brasil, o "dollar index", que mede o comportamento da divisa frente a uma cesta de dez moedas, registrava leve alta de 0,04%. Contribuíram para a retirada da pressão sobre o dólar as tentativas de Estados Unidos e China negociarem alternativas que possam reduzir os impactos da escalada da guerra comercial. Além disso, os investidores repercutiram a vitória de Theresa May em votação no Parlamento britânico , o que garante sua continuidade no cargo de primeira-ministra. Por outro lado, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou, em discurso, que os riscos para a economia europeia estão maiores.
No mercado de câmbio, Raphael Figueredo, analista da Eleven Financial, avalia que os investidores estão de olho na próxima reunião do Federal Reserve (Fed, o bc americano), que servirá para reduzir as assimetrias nas expectativa para a alta de juros nos Estados Unidos.
- A alta do dólar nesta quinta-feira se deu muito por conta do pouco volume. Os investidores estão de olho na próxima reunião do -- avaliou.
Gol lidera ganhos
No mercado de ações, as ações da Gol ficaram entre os maiores ganhos do pregão, refletindo a decisão do presidente Michel Temer, que editou uma medida provisória (MP) que garante até 100% de capital estrangeiros nas companhias aéreas que atuam no Brasil. A decisão foi tomada após a Avianca entrar com pedido de recuperação judicial na última terça-feira. Os papéis da Gol subiram 4,02%
- A Gol sobe mais porque vive um bom momento. Não é só a MP. Ela se beneficia da redução dos preços do petróleo no mercado internacional. E como líder de mercado, pode ganhar fôlego com a recuperação judicial da Avianca - avaliou Figueredo, da Eleven.
Os papéis da CVC, que também pode se beneficiar com o aumento de investimento na aviação comercial brasileira, avançaram 2,29%. Os papéis da Azul, que não fazem parte do índice, fecharam em alta de 0,48%.
A expectativa de agentes do mercado financeiro é que, dado a proximidade dos feriados de final de ano, o volume dos negócios deve cair, assim como a volatilidade.
- A alta que vemos hoje na Bolsa é uma leve recuperação das perdas dos primeiros pregões do mês, mas não temos notícias e começamos a sentir ausência de investidores. De qualquer forma, o mercado está otimista para o ano que vem - disse Ari Santos, gerente de renda variável da corretora H.Commcor.
As ações da Vale subiram 0,52%, refletindo as perspectivas melhores para a economia chinesa. Os bancos, de maior peso na composição do índice, também operam em alta. As preferenciais (PNs, sem direito a voto) do Itaú Unibanco e do Bradesco avançaram, respectivamente, 1,54% e 2,40%. Os papéis do Banco do Brasil tiveram ganho de 2,19%. 
Ainda entre as mais negociadas, as preferenciais da Petrobras se recuperaram no final do pregão e fecharam em alta de 0,21%. O mesmo ocorreu com as ordinárias (ONs, com direito a voto), que subiram 0,23%.
SAIBA MAIS

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |