segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

ECONOMIA: Pezão dará ações da Cedae ao BB para garantir empréstimo

Por MÍRIAM LEITÃO - OGLOBO.COM.BR

O governador Luiz Fernando Pezão nega que esteja buscando apenas o “bônus" do acordo com o governo federal e diz que está dando a contrapartida:
— Estou colocando as ações da Cedae como garantia do empréstimo pedido ao Banco do Brasil e vamos aprovar a privatização da Companhia. Vamos para o voto. A modelagem da venda está sendo preparada. O Tesouro não corre riscos.
O empréstimo pedido será de R$ 3,5 bilhões e será usado, segundo Pezão, para por a folha salarial em dia.
Segundo ele, o governo federal precisa apresentar a proposta de lei que tornará o acordo com o Rio possível.
— Hoje falei com o Michel e o Henrique e pedi que eles mandem logo a lei deles para que o acordo seja possível.
Na estrutura da negociação é assim: o governo federal tem que mandar uma lei que permita a flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal. Só assim será possível a um estado como o Rio, com dívida alta, pegar novos empréstimos. O Rio terá que aprovar na Assembleia o projeto de ajuste. Mas o governador Pezão entrou no STF para tentar antecipar os efeitos do acordo. Mais cedo escrevi aqui que há resistências na Fazenda ao pedido dele para antecipar os efeitos do acordo.
Para o governador a crítica é injusta;
— É fácil falar. Mas nós estamos sim lutando pelas contrapartidas. Vamos brigar na Assembleia e vamos vender. Estamos vendendo nossa única companhia. E os outros governadores como Marcelo Allencar que venderam várias e não ajudaram a equacionar os problemas da previdência do estado.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |