OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
Rede de televisão diz que Kim Jong Nam foi envenenado em aeroporto

Em 2001, Kim Jong-Nam, meio-irmão de Kim Jong-Un, chega a aeroporto de Narita - TOSHIFUMI KITAMURA / AFP
SEUL — O meio-irmão do líder norte-coreano, kim Jong-un teria sido assassinado na Malásia, segundo autoridades malaias. Os veículos de comunicação da Coreia do Sul adiantaram a história, citando fontes não identificadas. A polícia da Malásia havia dito, antes, apenas que um homem norte-coreano de cerca de 40 anos morreu no caminho do aeroporto de Kuala Lumpur ao hospital, após ter passado mal e pedido ajuda a funcionários.
A agência Younhap News diz que Kim Jong Nam teria sido morto na segunda-feira de manhã, sem oferecer mais detalhes. Já a TV Chosun, uma rede de televisão a cabo, separadamente afirmou que Kim teria sido envenenado com agulhas no aeroporto de Kuala Lumpur por duas mulheres.
Acredita-se que elas seriam norte-coreanas, segundo o depoimento de múltiplas fontes do governo da Coreia do Sul. E, segundo a rede de TV, teriam fugido de táxi logo após terem envenenado Nam.
Um empregado do hospital de Putrajaya disse que tratava-se de um coreano dissidente nascido em 1970 e com o nome de Kim. O irmão mais velho de Kim Jong-un era conhecido por ficar, na maior parte do tempo, fora do seu país de origem e viver praticamente em exílio, sobretudo, no território chinês de Macao.
O Ministério do Interior da Coreia do Sul disse que não podia confirmar os relatos. E a agência de Inteligência do país não estava disponível para comentários.

Em Seul, televisões transmitem notícia sobre suposta morte de Kim Jong-Nam - JUNG YEON-JE / AFP
Em 2001, Kim Jong Nam foi pego em um aeroporto japonês com um passaporte falso. Na ocasião, disse que tinha ido visitar a Disneyland de Tóquio. A partir de então, caiu em desgraça e deixou de ser considerado o potencial herdeiro do seu pai para liderar a Coreia do Norte.
Kim Jong Nam e Kim Jong-un são filhos do ex-líder Kim Jong Il, que morreu em 2011. Mas eles têm mães diferentes. Acredita-se que Nam fosse próximo do seu tio, Jang Song Thaek, que era o segundo homem mais poderoso da Coreia do Norte antes de ser executado sob as ordens de Kim Jong-un em 2013.
Hoje com cerca de 40 anos, ele disse várias vezes ao longo dos últimos anos que não tinha interesse em liderar seu país.
— Pessoalmente, sou contra uma sucessão de três gerações — disse, em 2010, a uma televisão japonesa, antes do seu irmão mais novo assumir o lugar do pai. — Eu espero que meu irmão mais novo faça o seu melhor pelo bem das vidas prósperas da Coreia do Norte.
ÚLTIMAS DE MUNDO
Veja também
Ivanka Trump causa polêmica ao sentar na cadeira presidencial do Salão Oval
Rússia se afasta de demissão de Flynn nos EUA: 'Não é assunto nosso'
Tios de Kim Jong-un levam vida secreta nos EUA
Kim Jong-Un se gabou de ter bebido dez garrafas de vinho em uma noite
Kim Jong-un faz processo seletivo para arranjar marido para a irmã
Sumiço de mulher de Kim Jong-un provoca rumores sobre seu paradeiro
Comentários:
Postar um comentário