quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ECONOMIA: Economia espanhola está às portas da recessão, diz ministro

O ministro do Tesouro espanhol, Cristobal Montoro, discursa no Parlamento antes da votação do plano de austeridade Susana Vera / Reuters
Do UOL
Reuters



PIB do país teve retração no último trimestre de 2011
MADRI — O governo espanhol disse nesta quarta-feira que a economia do país está prestes a entrar novamente em processo de recessão, em meio a pior crise a atingir a Espanha em muitas décadas.
Em um relatório recente, o Banco da Espanha disse que o Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) se contraiu no último trimestre de 2011, depois das frágeis taxas de crescimento exibidas desde que no primeiro trimestre de 2010 o país superara uma recessão extensa e profunda.
"A economia (espanhola) está às portas de uma recessão", disse o ministro da Fazenda e Administração Pública, Cristóbal Montoro, em uma sessão plenária na Câmara dos Deputados.
Em linha com a previsão do Executivo, muitos analistas acreditam que a persistente debilidade econômica vá se traduzir em uma nova queda do PIB no primeiro trimestre deste ano, o que levará a Espanha a entrar tecnicamente em recessão.
A Câmara dos Deputados espanhola votará, na próxima quarta-feira, um projeto de lei para a adoção de medidas econômicas e financeiras urgentes, aprovadas pelo Conselho de Ministros do novo governo do direitista Partido Popular (PP) em 30 de dezembro.
Montoro garante que as medidas são necessárias porque o governo socialista anterior gastou € 20 bilhões a mais do que o previsto no orçamento de 2011, o que significará um déficit público neste exercício perto de 8% do PIB. O governo anterior havia se comprometido com a União Europeia a manter um déficit de 6%.
No entanto, o governo do primeiro-ministro Mariano Rajoy assumiu a meta de reduzir o déficit público este ano até 4,4% do PIB e até 3% em 2013.
As medidas - que contemplam, entre outras, altas de impostos e cortes nos gastos públicos - serão aprovadas com segurança, já que o governo conta com a maioria absoluta na Câmara Baixa depois de sua vitória eleitoral de novembro passado.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |